Reformar a casa e decorar são ações muito importantes por valorizar o imóvel e proporcionar um ambiente mais agradável e aconchegante para a moradia.

Com auxílio de profissionais como arquitetos, engenheiros e designers de interiores, é possível ter um ambiente agradável e muito sofisticado.

Neste artigo, traremos algumas dicas de acessórios e materiais de construção que podem ajudar sua casa a ficar muito mais bonita, confortável e elegante. Ficou curioso? Confira!

Cortina: proteção, modelo e tipos variados

As cortinas são elementos utilizados nas residências, ambientes corporativos e empresas, geralmente em portas e janelas. Existem vários tipos de cortinas, para os diferentes cômodos da casa. Confira alguns exemplos de cortinas:

  • Tradicional;
  • De seda;
  • De linho;
  • Com estampa;
  • Persiana;
  • Romanas;
  • Rolo;
  • De veludo;
  • Painel;
  • Dentre outros modelos.

O mais legal é que o cliente consegue conhecer vários novos modelos, de acordo com sua necessidade. Um modelo bem interessante é a cortina de trilho para quarto.

Ela é muito interessante, pois apresenta várias características, como: versatilidade, disponibilidade em várias cores e formatos, fácil instalação, um material bastante resistente e durável, além de leveza e sofisticação ao ambiente.

Diante de tantos benefícios vale a pena investir em uma cortina de trilho para quarto, não somente para este cômodo, mas  também para outros locais da casa.

Vale ressaltar que além da parte estética, as cortinas protegem dos raios solares e proporcionam um ambiente mais agradável.

Os vários tipos de forro

O forro geralmente é um material que será utilizado no telhado para proporcionar proteção. Assim como no caso das cortinas, existem vários tipos de forros, com suas especificações, inclusive, sobre qual local ele deve ser aplicado. Os principais modelos que podemos citar são os forros de madeira, de isopor, de gesso e de fibra mineral.

Outro exemplo é o forro de pvc com isolamento térmico. O PVC é um material não plastificado, que apresenta uma resistência e durabilidade, com cor neutra. Além disso, ele é resistente contra danos externos também.

O PVC pode ser utilizado como um isolante térmico, para manter a temperatura da casa agradável. Este tipo de forro ajuda então no controle da temperatura, evitando também o excesso de poeira e umidade no telhado e na residência, de modo geral.

Este conforto térmico traz vários benefícios, não somente se aplicado em uma residência, mas também no âmbito industrial. O melhor é que o custo-benefício da instalação vale a pena diante de tantos benefícios.

Tipos de porta

As portas são fundamentais em todas as residências e ambientes corporativos. Elas garantem maior privacidade e proteção ao ambiente.

A grande vantagem é que existem vários tipos de porta e que cada uma é indicada para locais específicos, assim como no caso do forro.

Dentre os variados modelos, podemos citar a porta de madeira, de alumínio, de metal, de uma ou duas folhas, camarão, pivotante e até a porta de vidro.

No caso desta última, ela é muito especial por ser muito elegante e agregar valor à casa. A porta de vidro pode ser utilizada em locais de transição e como porta da sala, cozinha ou de acesso à varanda.

No mercado, já existem vários tipos de vidro que são mais fortes e resistentes. Por exemplo, o vidro temperado é super aquecido e resfriado instantaneamente, com o objetivo de deixá-lo mais forte. Além disso, filtra a entrada dos raios solares, em específico, o ultravioleta, que fazem mal para a pele.

Ainda sobre vidro, o vidro para varanda pode ser uma ótima opção para dividir ambientes e otimizar espaços. Além da varanda, o o envidraçamento de sacada pode deixar o local muito mais interessante. Os benefícios desta instalação são os seguintes:

  • Maior proteção contra fatores externos (chuva, sol, ventania, poeira);
  • Fácil limpeza;
  • Valoriza o imóvel;
  • Traz maior segurança para quem mora no local;
  • Proporciona mais elegância;
  • Proporciona um isolamento acústico, pois consegue “abafar” alguns barulhos externos.

Diante de tantos benefícios, investir no envidraçamento de sacada torna-se uma ótima opção que une modernidade e segurança.

Acabamento preciso e moderno

A sanca de gesso pode ser um material que oferece um ótimo acabamento ao seu lar, por ser uma moldura ou acabamento que fica localizada entre a parede e o teto.

Este material pode ser utilizado em vários locais da casa, servindo não somente como decoração, mas como acabamento (atuando contra as imperfeições que podem aparecer entre a parede e o teto). Ter este material em seu lar, torna o imóvel ainda mais valorizado!