Ao construir uma área de lazer, automaticamente, pensamos em ter uma churrasqueira. Para que essa ideia saia da cabeça e do papel, a melhor opção é usar o tijolo refratário, pois é um material que resiste a altas temperaturas sem sofrer qualquer modificação em sua propriedade física.

Importante lembrar, que o produto se torna resistente à altas temperaturas e outros agentes externos, pois é constituído de materiais específicos.

tijolo refratário é produzido de cerâmica – do tipo mais poroso -, pois tem maior resistência na transferência de energia. Esse material é recomendado para alvenarias de locais que apresentam muita exposição ao calor. Assim, além de churrasqueiras, pode ser usado em:

  • Lareiras residenciais;
  • Fornos industriais metalúrgicos;
  • Fornos para construção civil;
  • Fornos especiais (para produção de asfalto, por exemplo).

A sua principal vantagem, é a resistência – como já citado -, mas também possui um design atrativo, porque tem uma característica uniforme, possuindo arestas e cantos mais fortes.

Além disso, o material também reduz a propagação da umidade, proporciona baixo custo e é um eficiente isolante térmico e acústico. São diversos benefícios que tornam esse produto ideal para a sua área externa, trazendo, além de eficiência, uma sofisticação sem tamanho para todo o ambiente.

Características da manta térmica para telhado

manta termica para telhado preço – acessível -, ajuda em uma ambientação mais agradável na época de calor. Esse produto que é instalado no telhado do espaço, consegue isolar 95% da radiação, ainda, agregando impermeabilidade, economia de eletricidade e menos uso de ar condicionado e ventilador.

São resistentes e de fácil instalação, pois as mantas térmicas são fabricadas por uma ou duas faces de alumínio que tenham alta refletividade e baixa emissividade de radiação térmica.

Atualmente no mercado, existem muitos modelos de manta termica que podem ser aplicados no telhado. Uma das mais conhecidas é manta aluminizada, podendo ser instalada de duas formas – uma sobre o telhado e a outra sobre as telhas.

Nos telhados, a manta aluminizada é um material reflexivo, diminuindo a incidência de radiação infravermelha sobre o telhado, dessa forma, reduzindo o calor absorvido.

Nas telhas, o produto é uma camada a mais de proteção isolante, pois nos cálculos de isolamento térmico, cada camada de material distinto soma como um obstáculo a mais para propagação de calor no telhado.

O ideal é procurar um engenheiro ou um profissional qualificado para saber como instalar uma manta aluminizada – ou qualquer outro tipo – no seu projeto. As vantagens de instalar uma manta térmica para telhado são diversas:

  • Evita radiação;
  • Não deixa o calor sair do ambiente (época de inverno);
  • Reduz o barulho externo transmitido (chuva e vento);
  • Economia de eletricidade;
  • Eliminam goteira e infiltrações.

Saiba mais sobre telha branca

telha branca, ou telhado branco, é um modelo de cobertura prático e com baixo custo. O produto tem uma função muito útil nas residências, que é reduzir a temperatura dos ambientes em que está instalada.

Também ajuda a diminuir o aquecimento global – porque imita as calotas polares, refletindo a luz solar de volta ao espaço e, assim, esfriando o planeta.

Ou seja, quando a luz solar bate no telhado branco liso, ela é refletida de volta para a atmosfera. Diferentemente, de um telhado escuro, onde a luz é absorvida e convertida em calor.

As telhas brancas são comumente vistas em países do Mediterrâneo e do Oriente Médio, como um modelo de refrigeração e elevando a eficiência energética. Por isso, a escolha da cor do telhado é um processo importante, assim, como as mantas térmicas para telhado.

As telhas brancas agregam diversas vantagens e entre as principais estão: a sustentabilidade e a praticidade; a utilização simples, que pode ser feita em qualquer imóvel ou área de lazer; e a possibilidade de pintura, para dar mais resistência ao produto.

Além desses benefícios, o telhado branco não precisa de manutenção regular e ajuda na economia da conta de energia – pois por ser branca, não deposita tanto calor nos ambientes, evitando o uso excessivo do ar condicionado -, além de durar mais tempo do que outros tipos.

Por fim, mas não menos importante, é essencial utilizar uma madeira para telhado, que seja firme e aguente as telhas que vão ser instaladas no local.