O concreto é um material fundamental para todos os tipos de construções, é usado preferencialmente para construção civil, como centros comerciais, shoppings e lojas, pois o concreto garante segurança em casos de compressão (força de pressão sob o eixo do material).

Esse produto, muitas vezes, é revestido com aço para garantir uma melhor estrutura de proteção. Nesse caso, normalmente usado em bancos e cofres.

Geralmente, ele é fabricado in loco (no local), para utilização rápida e o concreto simples é composto de 4 materiais:

  • Pedra;

  • Areia;

  • Cimento;

  • Água;

De modo geral, ele pode também se utilizar de determinados tipos de insumos para criar um concreto mais específico dependendo da finalidade para que for destinado.

O que é preciso conhecer sobre o processo de corte de concreto?

corte de concreto tem de ser feito de forma precisa e limpa, garantindo pouca alteração na finalização, de modo a deixar a peça com acabamento adequado para sua utilização.

É sempre necessário optar pelas peças que garantam o maior desempenho e estabilidade, no caso desse material em especifico, o mais aconselhável é usar uma máquina que possua ponta diamantada, que deixa o serviço mais silencioso (construções civis geralmente são no meio urbano, principalmente próximo a empresas), o que garante a viabilidade do serviço em áreas de alto tráfego urbano.

Para garantir isso é necessário um equipamento específico: o cortador de concreto.

As especificações deste produto são variadas, exigindo atenção na hora da compra para que o dispositivo adquirido responda às necessidades da obra, entre essas características é possível encontrar cortadores movidos a gasolina ou energia elétrica e é preciso se atentar também ao peso.

Existe uma espécie diferente de concreto, conhecimento como CDC (Concreto Dosado em Central), que é composto de materiais específicos previamente solicitados a fabricante, em casos como esse é preciso analisar a composição do CDC e encontrar uma máquina que possua capacidade de cortar os componentes que o compõe.

Se você deseja entender a respeito da maquina de cortar concreto preço, saiba que o equipamento é acessível

Concreto bombeado

Visando deixar o processo de aplicação do concreto mais rápido, foi criado um sistema de bombeamento, também visando reduzir custos e deixar a obra mais produtiva.

É um modelo de trabalho em que uma bomba (geralmente de alta potência) transporta o concreto da betoneira até o local no qual ele será aplicado, garantindo que não tenha desperdício do conteúdo.

Dependendo do local da obra, torna-se indispensável a utilização do concreto bombeado pois poupa o uso de muito material e facilita o transporte até grandes alturas e pontos de aplicação de difícil acesso.

Diferente de pequenas obras, para se usar essa estratégia de aplicação é necessário ter uma betoneira grande, geralmente um equipamento acoplado a um caminhão, que mistura todos os componentes, deixando o material pronto para ser bombeado até o local.

Fora esse método, que possui limitações (geralmente pela altura), existem outras bombas de fornecimento de concreto como as auto-bombas, bombas de mangote e bombas estáticas.

Tubos

Os tubos são peças de fabricação industrial, simples ou armados, possuindo seções uniformes na superfície interna, menos na bolsa e na ponta.

Os tubos de concreto circulares são para aplicações em projetos de drenagem, geralmente de águas pluviais e esgotos sanitários.

Para águas pluviais os tubos geralmente tem o sistema de encaixe Bolsa e Tipo Ponta, com as juntas rígidas e o rejuntamento feito com areia, cimento e argamassa.

Para transporte sanitário, os tubos precisam ser fabricados com condições especiais, sendo obrigatório utilizar sulfatos e cimentos resistentes.

Devem ser testados para conferir a permeabilidade, garantindo que não haverá corrosão do equipamento; e estanqueidade, para prevenir vazamentos.

Pisos

O piso de concreto, chamado também de piso com alto desempenho ou piso industrial, é uma opção que se tornou muito comum por trazer vários benefícios como acabamentos únicos, resistência e durabilidade.

É possível vermos em ambientes como supermercados, postos de gasolina, lojas, fachadas e, é claro, em residências. Para a sua instalação é preciso se atentar a vários fatores que envolvem o terreno, o uso do material, distribuição e exposição a intempéries.

Após ver várias aplicações para o concreto, é correto afirmar que é uma peça essencial para construções de todos os tipos, principalmente quando o assunto é engenharia civil.

Se trata de um material que apesar de se apresentar sólido na sua última forma, é bem “flexível” no seu modo de uso, dando abertura para estratégias de aplicação em massa, auxiliando em vários pontos da obra.