Um dos equipamentos que pode ser bem usado dentro de um estoque para ajudar na logística é a empilhadeira manual, é um aparelho que precisa de força humana para poder funcionar e transportar as cargas/ caixas pesadas por meio do seu mecanismo hidráulico e roldanas, sem utilizar motores de combustão ou elétricos.

Muitos equipamentos são automáticos e essas tecnologias avançadas facilitam no momento da construção, mas, mesmo assim, obter uma empilhadeira manual é sinônimo de agregar algumas vantagens em cima das empilhadeiras motorizadas e elétricas:

  • Custo-benefício;
  • Treinamento;
  • Fácil de operar;
  • Ecologicamente correta.

Ao não usar motor, ela apresenta custo-benefício, reduzindo o seu valor de compra, tem a vantagem de o colaborar e não necessitar de um treinamento para mexer na máquina, isso porque ela tem tração, permitindo o aprendizado em pouco tempo de prática.

É considerado um dispositivo ecologicamente correto, pois não emite poluentes e fumaça. Outro equipamento eficiente e “primo” da empilhadeira é a Paleteira manual, entretanto, ela precisa de mais cuidado ao manuseá-la, pois pode ser de grande porte.

O seu objetivo é transportar máquinas e/ ou cargas pesadas e, diferente da empilhadeira manual, o operário precisa ser bem treinado antes de utilizá-la

Tem a função é transportar cargas, porém, o transporte ocorre em nível do chão, sem suspender a carga, assim, não necessitando de muito esforço físico dos carregadores. Ela apresenta custo-benefício em comparação a empilhadeira elétrica também, porque desempenham a mesma função, mas a paleteira é mais fácil de manusear, podendo ainda carregar uma grande quantidade de peso como a empilhadeira elétrica.

Verifique se o piso não possui erupções ou buracos, porque dificulta a passagem e tende a causar acidentes, por isso, o funcionário precisa vistoriar o chão antes de começar o trabalho. São equipamentos eficazes para o transportar cargas pesadas, facilita o trabalho e a organização do ambiente de trabalho.

Veja a eficiência dos paletes de contenção e de plástico

Pallet de contenção ou conhecido também como pallet contentor tem o objetivo principal de conter vazamentos de líquidos perigosos, químicos e inflamáveis e de contaminarem o espaço de armazenagem e transporte. Entretanto, uma de suas vantagens é a facilidade de higienização, sendo possível desmontá-los de maneira simples e, também, tem grade reversível no que acomodam os tambores.

Considerado um produto seguro, obedece ao padrão das normas OSHA 40 CFR 264 e são pintados de amarelo e/ ou laranja por recomendação da área de segurança. Agregam os seguintes aspectos: leveza, atóxico, imune a agentes químicos.

Não necessita de manutenção e o mercado possui vários formatos e modelos. Suportando até 4 tambores e com capacidade que pode variar de 100 litros ou 1000 litros com reservatório IBC incluso no produto. Tem segurança e eficiência na logística e é muito usado em vários setores da indústria.

Os paletes de plastico são outra opção, pois são considerados itens recicláveis e produzidos dentro das normas ambientais e, ainda, apresenta como vantagens a leveza, economia, durabilidade. Agrega custo-benefício e tem uma vida útil longa, isto é, cerca de 10 anos.

Assim como os de contenção, não requer manutenção, são duráveis e resistentes aos agentes externos como, por exemplo, umidade e variações climáticas. Possui proteção antimicrobiana no que impede a proliferação de fungos e bactérias. São ideais para indústrias de: alimentação, farmacêutica, bebidas, entre outras, pois se adapta em qualquer local.

Saiba mais sobre o elevador de carga industrial

Elevador de carga industrial é um aparelho para transportar cargas ou matérias primas, mas deixando a carga indo sozinha, não precisa de um funcionário para acompanhar a carga. É usado em usinas, metalúrgicas, indústrias químicas e de transformação, pois tem a função de movimentar cargas e materiais em locais classificados e à prova de explosão.

Sua capacidade de carga jamais é inferior a uma tonelada e alcançando no máximo de três toneladas. É preciso realizar o percurso ideal no qual atende com quatro paradas, isto é, térreo e mais três pavimentos.

É preciso ter prioridade na construção de caixa de corrida e poço em alvenaria para este modelo de elevador, pois pelo seu uso e capacidade de carga, se torna mais seguro.

elevador de carga industrial deve ser fabricado e instalado com sistema de contrapeso e inversor de frequência, para oferecer mais segurança.

O motor precisa ser à prova de explosão e o armário de quadro de comando e as caixas de botoeiras devem apresentar o certificado de conformidade para serem aplicados em áreas classificadas.

Forneça desenhos ilustrativos de como deve ser procedido a montagem e os detalhes de alvenaria que serão executados, como: poço, caixa de corrida, batentes das portas e caixas de botoeiras, isso, antes de começar a instalação do elevador.

O fornecimento de energia até o local da instalação do Elevador de carga industrial, precisam se adequar a segurança e funcionamento estabelecidos pelas normas ABNT/NBR. Lembre-se a montagem do produto deve ser realizada por técnicos qualificados, acompanhados por um engenheiro responsável que, depois o término dos serviços, emite a competente ART (Anotação de Responsabilidade Técnica CREA) de instalação do elevador de carga industrial.