No âmbito de uma empresa, o cargo de gestor é aquele em que o responsável deve se preocupar acerca dos itens que farão com que o local permaneça funcionando da melhor maneira possível.

Desta forma, é imprescindível que se tenha a noção concreta de que é necessário pensar em fatores de funcionamento, relacionamento entre funcionários, estrutura e segurança do local.

Principalmente no âmbito da segurança, é imprescindível que se atenha certamente nos itens necessários que farão com que o local permaneça devidamente assegurado contra a ocorrência de acidentes que podem colocar em risco a vida dos funcionários e, também, daqueles que por ali estarão circulando.

De toda a forma, o âmbito das instalações elétrica é um tema delicado e que deve ser realizados por profissionais qualificados, para que possa garantir a prevenção de problemas que, porventura, poderiam desencadear incêndios e outros tipos de problemas.

Sendo assim, é de suma importância que tenhamos as informações corretas acerca de alguns tipos específicos de temas que entram dentro deste espectro de gestão empresarial. Indo um pouco além daqueles tradicionais requisitos básicos que são necessários para a o funcionamento da empresa.

Neste texto, abordaremos um pouco em relação aos cuidados nas instalações elétricas, e também nos ateremos um naquilo que a empresa deve possuir em relação ao modo que se dá o acesso da mesma.

De todo modo, caso se interesse por essas temáticas, aconselhamos que permaneça junto conosco para entender de um modo melhor como ter essa preocupação com essas temáticas envolvidas no que foi falado acima.

Dispositivo de proteção contra surtos

Basicamente, o dispositivo de proteção contra surtos consiste em um conjunto de equipamentos que protegem os aparelhos elétricos ou eletrônicos dos surtos de tensão.

Eles são diferentes dos com o mesmo objetivo por duas vantagens que apresentam: ótima durabilidade e podem ser acoplados à um equipamento, instalação ou sistema que já exista.

Desta forma, esses dispositivos de proteção contra surtos são devidamente ligados entre L-PE e que possui uma impedância (Z), essa que é elevada a fim de se evitar que o devido funcionamento do equipamento sofra algum tipo de alteração.

Ao ocorrer algum tipo de tensão, a impedância decaia à um nível mínimo, isto permite a condução da corrente que foi gerada, desse modo, a drenagem da energia do surto mantém uma tensão nos devidos pólos do dispositivo.

Então, caso essa tensão não se mostrar compatível com o nível correto de imunidade e isolamento do próprio equipamento, ele estará devidamente protegido.

Deve se ter em mente que nem todos os tipos de dps são iguais, sendo que eles possuem três categorias que identificam cada um deles.

Os de comutação ou encaixe, tem a função principal como responsabilidade do centelhador, um dispositivo com 2 eletrodos  postos a uma distância um do outro. Assim que formada uma tensão, cria-se um arco entre os dois. Sendo a vantagem dele:

  • Confiabilidade;

  • Isolamento galvânico;

  • Dimensões;

  • Correntes de descarga elevadas.

Os de limitação consiste quando há tensão, os varistores são devidamente atravessados por um pequena corrente de fuga. E os do tipo combinado, estes que simplesmente possuem uma ligação em série ou em paralelo dos outros tipos.

Renovação de avcb

Edificações de todos os tipos necessitam ter por obrigação o AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros), isso é um fato inexorável, mas para além disso, é necessário ficar atento, pois muitos não sabem a necessidade da realização da Renovação do laudo.

Você deve saber que o auto é um documento obrigatório, e este garante que determinada edificação é, de fato, segura e está devidamente preparada para que se possa oferecer uma maior proteção contra incêndios.

Sendo assim, um pouco antes desta certificação vencer, a solicitação da Renovação de AVCB deve ser devidamente realizada.

Acesso e identificação da empresa

Por fim, é importante destacarmos a importância de como se dão os procedimentos de acesso a empresa e controle de identificação.

E dentro deste âmbito, alguns itens se mostram altamente importantes e muito eficientes. O que podemos destacar aqui é o Jacaré para crachá, item de suma importância para anexar o crachá e mantê-lo visível, tanto para a realização da identificação quanto para acesso em determinados locais na empresa.

Um outro item essencial é o relogio de ponto, produto fundamental para que se tenha um controle a respeito do tempo dedicado ao trabalho de cada funcionário, para que assim se possa garantir que a carga horária seja devidamente cumprida.