Você já ouviu falar nas chamadas casas inteligentes? Com todas as opções disponíveis, atualmente, para a otimização de aparelhos e sistemas integrados em empresas e indústrias de diversos segmentos, era apenas uma questão de tempo para a tecnologia de alto desempenho chegar também até as residências.

Por isso, a automação residencial tem se destacado e sido cada vez mais procurada para compor espaços em casas e apartamentos com mais praticidade e tecnologia, promovendo o máximo desempenho em conforto ao alcance dos seus dedos.

Mas você sabe do que se trata esse tipo de automação? Como os espaços residenciais podem se beneficiar desse sistema? Confira o artigo a seguir e fique por dentro de algumas alternativas que podem fazer toda a diferença no seu cotidiano.

O que é a automação de residências?

A tecnologia é utilizada para facilitar a vida das pessoas e, com a sua expansão e popularização, torna-se cada vez mais possível integrá-la a uma série de tarefas que fazem parte do cotidiano residencial, ampliando o conforto e a praticidade dentro de um lar.

Assim, a automação residencial é definida como um sistema que auxilia no uso dos espaços de sua casa, proporcionando uma série de funções por meio de sensores, temporizadores e, até mesmo, painéis de comando ou um simples botão de acionamento.

Com isso, os próprios moradores podem designar as tarefas de utilidade doméstica que precisam ser otimizadas conforme suas demandas específicas, de forma que é possível automatizar a abertura de janelas, o acionamento de dispositivos eletrônicos, a liberação de passagem em portas, etc.

Você certamente está se perguntando “mas quanto tudo isso vai me custar?” e imaginando que essa alternativa está totalmente fora do seu orçamento, mas deixe tudo o que você pensa sobre esse tipo de automação para trás.

Isso porque, com a modernização dos métodos empregados e com o avanço tecnológico se tornando mais acessível a cada dia, o Automação residencial preço também tem se popularizado.

Esse valor varia conforme uma série de fatores, como o número de itens automatizados, o tamanho da sua residência, as demandas internas e externas dos espaço, etc.

Por isso, o ideal é sempre procurar por uma boa empresa de automação de residências para a realização de um orçamento preciso antes de achar que isso não é para você. A surpresa pode ser grande!

Casas inteligentes: o futuro chegou

A casa inteligente é assim denominada por conta de todos os sistemas empregados em seu uso diário, que tornam tarefas do cotidiano muito mais práticas e as otimizam para que você possa contar com benefícios como:

  • Comodidade no seu lar;
  • Aproveitamento do seu tempo;
  • Segurança garantida;
  • Bem-estar em todos os ambientes.

Desse modo, a gestão e a execução de uma grande variedade de tarefas domésticas se torna muito mais ágil e rápida, garantindo um convívio mais aconchegante por meio dos controles de acesso e das redes que interligam funções e atividades diversas. Já pensou poder chegar em casa e só ter que se preocupar com o lazer e o descanso?

Elevadores

Quando estamos falando das casas inteligentes, devemos levar em conta todos os aspectos que a tornam verdadeiramente mais inteligente, é claro.

E, com isso, entende-se um planejamento de ações e acessos que tornam o cotidiano mais prático e automatizado, evitando transtornos relacionados ao uso dos espaços e também promovendo ações que podem ser empreendidas pela tecnologia que está ao nosso dispor.

Um exemplo é a implantação do elevador residencial. Afinal, qual a necessidade de utilizar as escadas se você conta com um sistema de condução mais moderno e funcional?

Em especial nos lares onde há pessoas com dificuldade de locomoção, é importante garantir o acesso a patamares superiores de forma eficiente.

Os elevadores residenciais podem chegar a quatro andares e são projetados para que sua instalação não exija grandes intervenções estruturais, promovendo mais praticidade e economia desde o começo.

O revestimento de um elevador externo residencial pode ser feito a partir da aplicação de:

  • Estruturas metálicas;
  • Blocos estruturais;
  • Placas cimentícias;
  • Graffiato.

O mais importante é contar com o acompanhamento de engenheiros e arquitetos qualificados para projetar as melhores soluções de acordo com as demandas da sua residência.

Além disso, os elementos decorativos também podem gerar muito mais conforto e otimização dentro do espaço, como as pedras decorativas para parede de sala, que dão um charme que faz toda a diferença.