Pensar na construção e reforma não é uma tarefa fácil. São vários detalhes pequenos os quais devem ser calculados com antecedência e considerando vários fatores.

Saber pesar funcionalidade e estética ao mesmo tempo pode ser um pouco complicado, tendo em vista que muitas vezes as pessoas deixam de lado itens importantes de suas casa para prezar pela beleza.

Entretanto, o que muitos não sabem é que é possível, sim, conciliar esses dois universos. Pensando nessa questão, o texto a seguir tem o intuito de apresentar algumas dicas para aprimorar a reforma de uma residência.

A importância das peças de gesso

A reforma não é pensar apenas em quantidade de cimento, brita, projeto de terraplanagem terreno, contratação de máquina: é preciso ter um foco para a decoração de gesso, um material muito utilizado em diversos tipos de situações para inúmeros acabamentos diferentes. Ele pode estar presente em peças como:

  • Forros;
  • Sancas;
  • Paredes;
  • Esculturas;
  • E muito mais.

Além disso, a capacidade isolante tanto termicamente quanto sonoramente do gesso faz com quem ele seja amplamente usado em ambientes residenciais em que se deseja obter um conforto aliado a uma beleza excêntrica do material.

Essa modalidade de gesso feita para revestimento pode ser chamada de gesso acartonado, ou, também, drywall.

Os forros de gesso acartonado

forro de gesso acartonado é considerado um tipo de acabamento o qual faz uso de placas de gesso acartonado e uma estrutura composta por perfis metálicos.

Existem várias vantagens do uso desse forro comparado a outros modelos feito com materiais diferentes, tais como: leveza do gesso, rapidez na instalação, qualidade do acabamento final e uso fácil.

O gesso acartonado utilizado nesse forro é feito a partir de processos industriais onde é possível encontrar gesso, água e aditivos.

Com isso, obtém-se uma peça capaz de oferecer um acabamento final sofisticado e bastante moderno, permitindo que as placas de forro de gesso acartonado sejam instaladas em cozinhas, banheiras, salas, entre outros.

Existem tipos variados dessa modalidade de forro. Mas, em geral, o gesso utilizado consegue resistir bastante à umidade, ao forro, à temperatura e ao barulho, tornando este forro muito durável.

As sancas de gesso acartonado

A sanca de gesso é outro item bastante interessante e muito utilizado em diversas reformas e construções residenciais. Apesar de parecerem itens semelhantes, as sancas são diferentes dos forros de gesso.

Isso porque uma sanca é, praticamente, uma moldura feita com gesso e instalado no local em que a parede,  o forro e o teto se encontram. Ou seja, a sanca busca substituir ou complementar o teto de um local ao utilizar uma estrutura a qual fornece um efeito luminoso interessante para o espaço.

Portanto, instalar uma sanca de gesso em casa já pressupõe a criação de um jogo de luzes que pode ser de duas maneiras: indireta ou direta.

A sanca aberta oferece uma iluminação indireta. Ou seja, uma luz que sai de dentro da moldura e se volta para o centro do ambiente, fazendo com que a iluminação se reflita no forro. Já a sanca fechada é aquela que cria uma iluminação direta.

Esta nada mais é do que o oposto da outra, visto que a luz, a qual também sai de dentro da moldura, direcionada para o lado de fora, iluminando diretamente o ambiente.

Existe, por último, a sanca invertida, um modelo diferente em que a luz não é direcionada ao ambiente e nem para o teto, mas sim para as paredes.  Isso gera um efeito interessante é extremamente elegante.

Cuidando dos equipamentos

Ter uma preocupação com os equipamentos doméstico é um ponto importante da reforma. Afinal, o intuito não é atualizar somente o visual, mas melhorar o que está apresentando defeitos. E esse é o caso dos condicionadores de ar.

A instalação e manutenção de um ar-condicionado são momentos decisivos para o bom funcionamento dele e para a sua vida útil.

Outro detalhe importante é que um ar-condicionado sujo e que apresenta defeitos pode prejudicar a saúde de quem está no espaço, colaborando para a liberação de substância tóxicas ou alergênicas dentro do ambiente.

Contudo, é preciso ter em mente que o trabalho de manutenção do ar-condicionado não pode ser feito por amadores. É necessário contratar uma assistência técnica de ar condicionado especializada no assunto.