Esteja você buscando uma nova empilhadeira para atender às mudanças nas necessidades do seu local de trabalho ou na uma frota inteira, provavelmente já se deparou com a questão de comprar ou alugar uma empilhadeira.

A diferença entre os dois pode aumentar a eficiência e melhorar seus resultados, ou pode custar muito dinheiro. Os tipos de empilhadeiras mais comuns, disponíveis no mercado tanto para locação quanto para venda, são:

  • Empilhadeira elétrica;
  • Empilhadeira manual;
  • Empilhadeira a combustão;
  • Empilhadeira a gás;
  • Empilhadeira a diesel;
  • Empilhadeira portuária.

A diferença entre leasing e compra de empilhadeira

A principal diferença entre locação e compra de equipamentos de empilhadeira é a falta de propriedade versus propriedade.

Para determinar se é melhor possuir ou não, é inteligente examinar primeiro os valores das empilhadeiras. Há muitos fatores a serem considerados que afetam a melhor compra ou locação dessa máquina.

As vantagens do leasing

Possivelmente, a maior razão pela qual muitos profissionais e proprietários de frotas optam por Empilhadeira aluguel é o menor pagamento mensal.

Há também um ciclo de substituição predeterminado com equipamentos alugados, para que os empregadores tenham muito mais facilidade para gerenciar a substituição do ciclo de vida.

Os profissionais de empilhadeiras têm o benefício adicional de pagar apenas pelo que usam e não investir seu dinheiro em um equipamento que ficará desatualizado em alguns anos ou em trabalhos futuros.

Existem muitos benefícios em alugar uma empilhadeira ou uma Paleteira. O leasing  exige que você assine um contrato que o vincule ao equipamento por um determinado período de tempo.

Independentemente de você comprar ou alugar uma empilhadeira, você precisa dedicar um tempo para considerar com o que está disposto a se comprometer e como preparar sua empresa para suas necessidades futuras.

As vantagens de comprar

Os benefícios de Comprar empilhadeira residem principalmente no fato de ser legitimamente sua. Você não precisa mantê-la por um período determinado e pode optar por vendê-lo sempre que desejar. A compra de uma empilhadeira pode agregar valor ao seu negócio e fornece suporte direto do fabricante.

Como alternativa, você pode ter o equipamento pelo tempo que quiser e, depois de pagar a empilhadeira, não terá mais pagamentos ou juros.

Quando é melhor alugar?

Se você usa empilhadeiras com frequência em seus negócios e opera empilhadeiras por mais de 1.500 horas por ano, o leasing será a maneira mais eficiente de se beneficiar dos equipamentos mais atualizados em seus negócios, sem usar seus fundos de capital ou perder dinheiro com isso.

Também é melhor alugar uma Empilhadeira retrátil quando tiver certeza de que suas necessidades de uso não diminuirão no futuro próximo.

Se você tem um padrão previsível de uso de equipamento, mas o tipo de equipamento nem sempre permanece o mesmo, o leasing é a opção mais inteligente, pois fornece o equipamento de que você mais precisa, apenas pelo tempo necessário.

Quando é melhor comprar?

Se sua empresa se alinha exatamente com esse cenário, é melhor comprar: você não usa empilhadeiras com frequência e possui uma utilização imprevisível.

Seu ambiente de trabalho não possui grandes necessidades de manutenção ou reparo, e você pode operar o equipamento por pelo menos 7 anos com pouca manutenção.

Além disso, se você tiver excesso de capital para investir e atender a esses critérios, é melhor comprar sua empilhadeira em vez de arrendar.

Você terá a empilhadeira pelo período prolongado de que precisa, e ela poderá funcionar bem para você.

Treinamento adequado para uso do equipamento

Não importa se você decide comprar ou alugar uma empilhadeira, é essencial obter o treinamento adequado para o seu devido manuseio.

O treinamento para certificação de empilhadeiras é a maneira mais eficaz de prevenir acidentes, que não apenas salva vidas, mas também protege o equipamento.

Sua frota e seus colaboradores estarão preparados para evitar riscos que ameacem a segurança do Operador de empilhadeira e a integridade do equipamento, o que é benéfico para empilhadeiras alugadas e empilhadeiras compradas.

No mínimo, o treinamento adequado minimiza a quantidade de manutenção e o custo de reparos do equipamento. Pense nisso!

Enfim, independentemente de optar pelo aluguel ou pela compra, é de extrema importância que os responsáveis saibam investir no equipamento que mais se adéque às suas demandas, além de saber quais são os equipamentos de qualidade garantida.