Alugar equipamentos como o Rompedor de concreto na construção civil pode ser uma ótima estratégia para otimizar os recursos operacionais e financeiros durante uma obra.

Na prática, esse é um acessório muito usado em reformas, seja no rompimento de estruturas como paredes, cerâmicas, concretos, colunas ou vigas.  Esses equipamentos podem ser encontrados em modelos variados, com pesos que podem chegar até 40 kg.

Por isso, alternativas como o Aluguel de rompedor de concreto podem ser uma ótima estratégia para otimizar recursos financeiros e materiais.

Afinal, será que vale mais a pena comprar equipamentos ou alugá-los? De que forma a locação pode agilizar a obra na prática? Quais são os principais equipamentos disponíveis para locação?

Se você tem dúvidas como essas e deseja construir uma obra do zero, saiba que esse artigo pode te ajudar.

Locação de maquinas: vale a pena?

A locação de maquinas é uma prática comum nos setores da construção civil. Além de gerar economia financeira, essa prática também pode elevar a produtividade da obra.

Não é por acaso que cada vez mais empresas especializadas no setor de construção civil adotam essa prática. Entre as principais vantagens do serviço é possível destacar algumas como:

  • Assessoria e manutenção especializada;

  • Mais produtividade no maquinário;

  • Economia financeira;

  • Maior facilidade no Transporte de Máquinas;

Além dos rompedores, há outros equipamentos e dispositivos que podem facilitar bastante a rotina de quem opta pela locação de maquinário.

Retroescavadeiras, tratores, empilhadeiras, plataformas elevatórias e outros equipamentos como as betoneiras e os caminhões também ajudam a otimizar a obra.

Quer saber mais sobre alguns dos principais equipamentos que podem otimizar uma obra? Confira abaixo!

Transporte de Máquinas: Principais equipamentos

Para carregar os materiais de construção, veículos como o chamado caminhão munck se destacam pela capacidade de suportar cargas que variam entre 4 e 25 toneladas.

Além disso, esse tipo de caminhão também conta com um guindaste que pode alcançar uma extensão de até 30 metros de altura.

Considerando que a compra deste equipamento pode ter um custo alto no mercado, investir na locação de maquinas pode ser muito vantajoso.

A assistência técnica e manutenção personalizada é um dos benefícios. No caso de obras grandes, a locação de uma frota de caminhões também pode ser positiva, principalmente em projetos temporários.

Além do transporte, existem outros produtos que também podem otimizar muito o tempo de obra.

Uma betoneira 400 litros, por exemplo, é um item que é feito especialmente para obras com maior complexidade. Na prática, uma betoneira é um item que serve para misturar materiais como cimento, areia e pedra.

O grande diferencial deste modelo é que esse dispositivo tem uma capacidade acima da média e isso reduz os esforços humanos e torna a obra mais produtiva.

Ou seja, investir na betoneira 400 litros também pode ser muito vantajoso para grandes obras. Independentemente do tipo de locação ou do equipamento, é interessante observar alguns cuidados antes de investir nesta opção. São eles:

  • Verificar a garantia do fabricante;

  • Investir no modelo de acordo com a obra;

  • Avaliar a reputação da empresa;

  • Analisar os benefícios da prestação de serviço;

  • Pesquisar sobre o funcionamento da manutenção.

Não importa se o serviço se trata de um Aluguel de rompedor de concreto ou de outro tipo de dispositivos, há uma série de motivos para investir na locação de equipamentos.

A garantia na qualidade dos equipamentos é algo importante e a consequência é a redução no tempo de obra e mais produtividade. Para manter a competitividade no mercado, os equipamentos de uma construtora precisam seguir uma linha moderna.

Por esse motivo, o investimento financeiro da locação de maquinas traz retornos positivos a longo prazo para a otimização de uma obra. Afinal: como uma grande construção funciona sem um bom maquinário? Com essa opção, fica muito mais fácil programar um bom planejamento de obras.

A consequência são os custos finais reduzidos, já que o aluguel sai mais em conta do que a compra de equipamentos e maior agilidade na  hora da construção.

Vale ainda mencionar que o Transporte de Máquinas com equipamentos especializados também é considerado positivo neste contexto. Ou seja, independentemente do tipo de obra e da duração, a locação de equipamentos otimiza o tempo, melhora a produtividade e facilita bastante a execução de projetos de construção de maior complexidade.