Em uma construção, seja de uma residencial ou centro comercial, existem alguns detalhes e pontos em comum. Um deles se refere às instalações elétricas, que devem ser feitas em todas as edificações para trazer ainda mais conforto e bem-estar para os moradores e funcionários de um centro comercial.

Praticamente todas as atividades desenvolvidas, nos dias atuais, são realizadas com auxílio da energia elétrica. Por isso, as instalações devem ser feitas por profissionais qualificados e habilitados para oferecer o melhor serviço ao cliente.

Devido a importância dessa temática, esse artigo vai tratar sobre como funciona as instalações elétricas em uma construção e como deve ser feito. Não deixe de conferir!

Como realizar as instalações de energia elétrica em uma construção

Para realizar a instalação eletrica em um local, esse processo já inicia desde a criação do projeto estrutural, no qual um projeto elétrico é acoplado ao arquitetônico, visando verificar os pontos corretos de instalação.

O principal ponto da instalação consiste na verificação de qual será o quadro elétrico do local e essa escolha depende do tipo de imóvel que está sendo construído.

Ainda mais, é necessário estar atento também ao tipo de fontes de energia do local, com o objetivo de identificar o tipo de voltagem necessária assim como a corrente, potência e tensão da corrente elétrica que pode passar no local.

Um dos detalhes mais importantes se refere à Montagem de quadro elétrico residencial, que demanda bastante profissionalismo.

Esse procedimento consiste na instalação de um equipamento elétrico, que tem como objetivo receber a energia elétrica vinda de fontes de alimentação (podendo ser uma ou mais) e atuar para a distribuição dessa energia para outros pontos e circuitos.

Além disso, esse tipo de quadro também abriga diversos tipos de equipamentos e dispositivos considerados de proteção, conduzindo a eletricidade de forma segura de um ponto a outro, além de estar preparado para combater uma possível sobrecarga energética, evitando que a residência e os eletrodomésticos sejam danificados.

Esse quadro de energia pode ser composto por:

  • Disjuntores;
  • Transformadores;
  • Barramentos;
  • Circuitos de distribuição;
  • Condutores de eletricidade (por meio de cabeamento e fiação).

Vale ressaltar que essa instalação deve seguir rigorosamente o projeto elétrico, assim como as especificações das normas regulamentadoras das instalações elétricas de um local.

Essas normas trabalham visando garantir a segurança das instalações durante serviços de eletricidade.

Buscando profissionais qualificados

Já que a instalação de um projeto elétrico é tão importante em uma residência, desde a verificação da fonte de alimentação até dos equipamentos que compõem o quadro elétrico, mais ainda é verificar a equipe profissional que ficará responsável pela realização do serviço.

Nesse caso, o profissional recomendado é um  eletricista qualificado tecnicamente e com curso que o habilite para a realização dessa atividade.

Esse profissional possui conhecimento técnico para fazer as instalações de forma correta, com segurança e ainda utilizando equipamentos e ferramentas que garantam uma boa execução das atividades.

Em meios online, existem diversas empresas que disponibilizam sites com informações sobre os serviços realizados, assim como recomendações e orçamentos diferenciados.

Outra dica é buscar orientação também junto ao engenheiro civil que criou o projeto elétrico.

Prevenção de quedas energéticas

Cada município possui sua rede de distribuição de energia elétrica, mas em alguns momentos essa distribuição pode acabar falhando e sofrendo quedas.

Isso causa uma pane elétrica, conhecida também como “falta de luz”. Mas, existem locais que precisam de energia elétrica durante 24 horas, não podendo ser afetado por conta de panes elétricas.

Estamos falando de alguns centros comerciais, eventos, hospitais, dentre outros.

Por isso, existem os geradores. Basicamente, eles são equipamentos elétricos que transformam energia mecânica em elétrica, por meio de um dínamo.

Com isso, o gerador é acionado no caso de uma pane da rede distribuidora de energia central, trazendo eletricidade ao local e suprindo a necessidade energética até que a rede se restabeleça.

Assim como todo equipamento elétrico necessita de manutenção, o gerador também. Um dos principais modelos é o gerador à diesel e a Manutenção de geradores a diesel torna-se de extrema importância.

Nesse processo de manutenção serão verificadas as instalações internas, capacidade, fonte distributiva e os circuitos internos.

Para obter esse material, o cliente ou idealizador do evento pode optar pela compra ou locação de um gerador, a depender da necessidade do local.