Uma das febres do mundo das reformas e construções é a parte da decoração, e por um motivo bem simples, ela consegue mudar completamente um espaço, já que é com a decoração que os donos da reforma deixarão o ambiente com o gosto e os detalhes de sua preferência.

Além disso, é um dos momentos mais importantes para colocar os móveis, sendo eles modelados ou então moveis projetados.

Mas, apesar de ser uma febre, nem sempre as pessoas sabem por onde começar, nem no que investir. Pensando nisso, este artigo abordará algumas dicas de como efetuar o planejamento de sua reforma e como os móveis planejados podem ser uma boa escolha.

Decoração com móveis planejados

Decorar pode ser algo extremamente prazeroso como pode ser assustador, mas o fato é de que um dos itens mais presentes nessa etapa é os móveis.

E, por causa disso, existe uma solução, que é a dos armarios planejados, que são partes dos móveis planejados, soluções pensadas especialmente para os locais onde serão colocados.

O que chama atenção nesses móveis é que eles buscam exclusividade, não atendendo aos modelos tradicionais modulares, que são padronizados. Os móveis planejados são feitos conforme o gosto e o desejo do cliente.

Por que investir em móveis planejados?

Há muitas vantagens na aplicação de móveis planejados, principalmente quando se trata de espaços pequenos como os da cozinha, em que o armario de cozinha pequeno deve ser colocado com extremo cuidado.

Assim, listamos algumas vantagens de investir nos chamados móveis planejados. Confira-as nos tópicos a seguir.

Adaptação de estilos e atendimento de necessidades

Uma das vantagens dos móveis planejados é que eles são especialmente pensados para o seu estilo de decoração, de modo que, os móveis modulares (vendidos em lojas de móveis) sejam ultrapassados e que não se adequem a essa nova forma.

Assim, cada móvel planejado pode atender um tema específico, como combinar com seu papel de parede tijolinho, ou com a cor do seu piso. Pode-se também escolher diversos estilos que vão do minimalista ao clássico. Tudo dependerá de como o cliente vai querer.

Atende a diversas funcionalidades

Os móveis planejados são ajustados conforme a necessidade do cliente, e por isso é altamente recomendado para ambientes pequenos, já que suas gavetas e portas são pensadas para atender uma demanda que existe nesses ambientes que é a falta de espaço.

Desse modo, esses móveis são excelentes investimentos para otimização de espaços, pois conseguirão aproveitar cada espaço com tranquilidade. Um exemplo são os projetos de home theater planejado.

Detalhes e muita qualidade

Outro ponto muito importante é que, apesar de serem feitos com a mesma madeira, diferentes móveis planejados terão detalhes diferentes. Isso acontece porque cada projeto é único e imprime em cada detalhe o desejo do cliente e seu gosto.

Dessa forma, desde o corte diferenciado até o encaixe perfeito, tudo é assegurado para que o cliente consiga se sentir realizado.

E com isso, temos móveis com muita qualidade e resistência e que duram por longos anos se forem bem cuidados, principalmente os móveis planejados para banheiro, que têm contato direto com a umidade e outras intempéries.

Dessa maneira, podemos destacar como vantagens de móveis planejados na decoração:

  • Alta resistência;
  • Durabilidade;
  • Beleza;
  • Usabilidade perfeita.

Planejando sua reforma

Além da utilização dos móveis planejados, é importante fazer também o planejamento de sua pequena reforma, já que um dos traços da troca de decoração é a repaginada do ambiente que vai sofrer uma reformulação.

São diversas etapas, porém, é possível definir algumas principais. Confira-as abaixo.

1. Escolha o cômodo

Defina se será um ou mais cômodos que serão decorados, isso ajuda a estabelecer orçamento e também estruturar conceitos para que cores e novos objetos sigam um mesmo estilo.

2. Tire medidas

O segundo passo é tirar medidas, isso ajuda na definir o tamanho de móveis, quadros e outros elementos. Além disso, permite que você defina itens em escala criando um ambiente altamente harmônico.

3. Inspire-se

Busque inspirações de decorações na internet. Isso ajudará você com ideias específicas e até mesmo bolar novas ideias tornando esse momento de decoração único.

Por fim, se a reforma precisar, contrate um profissional adequado para te dar dicas. Dessa forma, investir em móveis planejados e em reformas é extremamente importante para criação de novos ambientes.