A população, de modo geral, está cada vez mais consciente a respeito da importância da sustentabilidade. Consequentemente, as pessoas têm feito mais do que mudar seus próprios hábitos: elas também têm exigido que as empresas que lhes fornecem produtos e prestam serviços façam o que puderem para reduzir o impacto ambiental de suas atividades.

No caso da construção civil, não há exceções. É fundamental que os empreendedores da área façam o que estiver a seu alcance para reduzir os danos à natureza causados pela atividade.

Nesse segmento, a principal preocupação costuma ser com o entulho, já que ele é gerado em grande quantidade e, caso seja descartado incorretamente na natureza, lhe causará uma série de danos.

A boa notícia é que há uma maneira muito simples de evitar que isso aconteça. Para isso basta investir no aluguel de caçamba de entulho para a sua obra.

Apesar disso, é preciso ter em mente que esse serviço tem que ser contratado com cuidado. Do contrário, pode haver desde problemas relacionados ao alinhamento com o cronograma da obra até a locação de um modelo insuficiente para atender às demandas do canteiro de obras.

Quer aprender mais sobre isso? Então continue lendo e confira algumas dicas para locar caçambas sem maiores problemas.

  1. Planejamento da obra

Ao contrário do que muitos pensam, uma obra começa muito antes do assentamento do primeiro tijolo. Isso porque, por trás de todo e qualquer projeto, há um planejamento realizado de forma extremamente minuciosa. Entre os itens definidos nessa etapa, estão:

  • Orçamento;

  • Cronograma;

  • Contratação de mão de obra;

  • Aluguel de máquinas e equipamentos.

Caso o gestor da obra pretenda investir na locação de caçamba de entulho, também é importante que, nessa fase, ele estime a quantidade de resíduos que serão gerados no decorrer dos trabalhos. Assim, ele poderá definir qual deve ser a capacidade da caçamba alugada.

  1. Pesquisa de preços

Com a capacidade do item definida, chega o momento de procurar um estabelecimento que seja fornecedor de caçamba entulho Campinas, ou onde quer que o canteiro de obras em questão esteja localizado.

Felizmente, isso não é difícil, como trata-se de um serviço muito procurado por gestores de obras, há muitos estabelecimentos que trabalham com ele.

Apesar disso, é preciso ter em mente que o valor do serviço pode variar consideravelmente de um local para o outro. Da mesma maneira, é importante ficar atento a empresas que não são idôneas e, assim, descumprem o que acordam com seus clientes.

Por conta disso, também é interessante investir um pouco de tempo em uma pesquisa sobre a reputação das empresas da região, de preferência junto a pessoas que já contrataram seu serviço anteriormente.

  1. Escolha de um fornecedor

Depois da busca por um fornecedor que tenha boa reputação e com os serviços compatíveis com o orçamento da obra, chega o momento de formalizar o alugar caçamba de entulho junto àquele que for considerado o ideal.

Vale ressaltar que essa etapa também requer alguns cuidados. O principal deles é com a assinatura do contrato.

Isso porque antes dela, é preciso ler o instrumento cuidadosamente, de modo a entender os direitos e os deveres de ambas as partes e a buscar eventuais cláusulas abusivas – que, de acordo com a legislação atual, são nulas de pleno direito.

Uma vez que ele seja assinado, não há volta; portanto, é fundamental que toda e qualquer dúvida que surja seja dirimida antes disso.

  1. Descarte correto do entulho

Por fim, é imprescindível que, quando a caçamba para lixo já estiver no canteiro de obras, ela seja usada adequadamente.

Na prática, isso significa que ela deve ter um espaço reservado para ela, o que, por sua vez, deve ser feito em observância à legislação do município em questão. Do contrário, o gestor da obra pode sofrer sanções, como multas.

Além disso, uma vez que a caçamba esteja cheia, é preciso fazer o descarte do entulho em seu interior da maneira correta.

Enquanto alguns municípios oferecem um serviço de coleta específico para resíduos de obras, outros se limitam a informar onde isso deve ser feito.

Por conta disso, é fundamental entrar em contato com o poder público local para se informar a respeito, de modo a evitar que o procedimento seja realizado incorretamente e, caso seja necessário, providenciar o transporte da caçamba até o local especificado.