Trabalhar em um escritório ou em casa, exige um certo cuidado tanto com o conforto quanto na decoração para deixar o ambiente mais agradável e apresentável.

Entretanto, os profissionais nem sempre se sentem confortáveis durante sua jornada de trabalho. Isso porque a estrutura e a aparência contam muito para humanizar o local e torná-lo agradável para um maior número de pessoas.

Um grande fator a ser considerado é o conforto oferecido pelos móveis, como as cadeiras. Isso porque é nesses locais que o profissional irá desenvolver muitas horas de trabalho e, quão melhor ele estiver, mais produtivo ele será.

Quais os tipos de estações trabalho?

As estações de trabalho tem mudado muito com o tempo, as empresas vêm buscando manter estações que percebem o bom desenvolvimento e relacionamento dos funcionários, até mesmo em questões de concentração.

Para aqueles que trabalham em home office, é interessante procurar ambientes e móveis claros, trazendo uma nova percepção na área cognitiva, optando por melhores sensações de acordo com o dia a dia.

Iremos entender a seguir os tipos de estações de trabalho mais utilizadas em escritórios.

1. Ambiente aberto

O ambiente aberto é usado em áreas específicas da empresa.

Nesses casos, geralmente, a mesa escritorio se encontra no centro do ambiente, onde ficam um maior número de pessoas reunidas e um único supervisor consegue ter a visão de todos para dar o melhor auxílio.

Um exemplo de ambiente que usa essa técnica é o setor de recursos humanos.

2. Guichês abertos

Os guichês abertos são muito comuns em áreas de atendimento a pessoas, pois proporcionam uma melhor interação entre a pessoa atendida e o funcionário do outro lado.

Também vale destacar que entregam uma boa visão de todo o ambiente.

3. Escritório fechado

Esse é um ambiente utilizado para escritórios que exigem concentração, sem manter contato com outro setores ou até mesmo outros funcionários.

4. Tipos angulares

Um modelo no qual os colaboradores conseguem manter a privacidade, não tendo uma visão ampla do ambiente mas que conseguem ter contato com aquele que está mais próximo.

Uma observação que podemos deixar é que cada estação de trabalho deve ser escolhida de acordo com a atividade que a empresa e/ou o setor exerce.

Itens decorativos para o ambiente

No ambiente de trabalho é importante investir em itens de decoração tanto para um visual melhor quanto para um maior conforto. Em um escritório é válido investir em itens como:

  • Quadros;

  • Livros;

  • Estantes;

  • Nichos.

Dependendo do ambiente pode-se ainda investir em outros itens que farão total diferença no local de trabalho, contribuindo inclusive para o maior bem-estar dos colaboradores.

1. Cortinas

O uso deste item é muito importante em vários aspectos, pois melhora a iluminação natural, protege dos raios solares, evitam a entrada do pó, ameniza ruídos e ainda traze privacidade. Em escritórios são utilizados principalmente dois tipos de cortinas.

O primeiro é a cortina prega americana, esse item possui dois materiais que são muito utilizados: o transparente e o translúcido.

A instalação é feita por varões ou trilhos que permitem bons níveis de visibilidade e luminosidade, para realizar a limpeza é preciso realizar o recolhimento lateral, tornando a manutenção fácil.

A segunda opção são as persianas, que além de entregarem um recinto mais sério acaba trazendo soluções inteligentes, como flexibilizar a iluminação do local sendo ele escuro ou claro podendo regular a entrada da luz solar apenas regulando a cortina.

2. Molduras de gessos

Esse produto também acaba valorizando muito o ambiente, seja em uma sala de residência, escritório ou até mesmo em uma local de espera. O gesso pode ser usado de diversas formas, seja para fazer revestimentos, divisórias e pode até ser usado em paredes e tetos.

moldura de gesso para parede é muito utilizada para trazer um local mais elegante, permitindo desenhos no centro da parede ou, até mesmo no rodapé, a moldura de teto contribui para um conforto térmico no qual é possível ainda contribuir para um incrível efeito estético.

3. Mesas

Como já citado anteriormente, podemos levar em conta que tem muitos tipos de mesas na qual são trabalhadas com número de lugares que ajudam o ambiente, desenvolvendo uma organização mais eficiente.

Podemos destacar algumas, como a estação de trabalho 4 lugares que é um dos modelos mais utilizado, deixando o ambiente mais comunicativo e amplo.

4. Poltronas

Esse móvel é um item essencial pois contribui para um maior conforto dos funcionários, deixando o ambiente agradável e elegante. Investir em poltrona, principalmente para receber clientes ou visitas, pode ser muito benéfico para seu ambiente e negócio.