Decorar é uma das partes mais importantes dentro uma residência e não é por menos, é nessa etapa da construção que a casa pode ganhar personalidade, ou melhor, a sua personalidade.

Afinal, você tem disponível uma variedade de elementos que vão desde fita de borda, até luminárias sofisticadas e elegantes, que podem ser usadas para deixá-la mais confortável.

Neste texto iremos falar de alguns elementos importantes dentro de uma decoração para que ela seja elegante e muito sofisticada.

Pontos para uma decoração elegante

Todo mundo quer que sua casa seja elegante e, para que isso ocorra de maneira eficiente, é preciso se atentar para alguns pontos fundamentais. Confira alguns deles nos tópicos a seguir:

1. Distribuição do espaço

Um fator muito importantes dentro de um ambiente ou de uma residência é a distribuição dos móveis e dos elementos decorativos.

Não é preciso uma casa muito grande para que a distribuição dos componentes seja equilibrada. Afinal, é possível fazer isso em apartamentos e casas menores ao priorizar a circulação do ar, fluidez e a locomoção dos ambientes.

Caso o espaço a decorar esteja sendo construído, opte por pés direitos mais altos. A sensação de altura permite um espaço maior para decoração, possibilitando o uso de cortinas longas e de móveis maiores com acabamento para mdf, tornando o espaço mais confortável e elegante.

2. Tenha uma paleta de cores

As cores são parte fundamental em uma decoração, afinal, elas dão sensação de amplitude ou fechamento, além de trazer personalidade para o ambiente.

Por isso, é importante ter uma paleta de cores, isto é, uma sequência de tons que se combinam e que – portanto – se harmonizam.

Essa paleta de cores podem ser usadas para escolher o tipo do porcelanato polido preço, os móveis e a cor das paredes.

Em ambientes em que se opta pelo minimalismo, os tons sóbrios e pastéis se tornam uma boa medida. Porém, para quem quer sair do tradicional é possível usar cores mais vibrantes, combinando com tecidos, elementos metalizados e outros objetos decorativos mais ousados.

3. Montagem das paredes

A composição das paredes é outro ponto importante em uma decoração elegante e sofisticada. Atente-se para sua paleta de cores e utilize quadros com molduras que harmonizem.

Neste sentido pode ser interessante usar quadros ou molduras para fotos, de forma a criar uma pequena galeria de arte e trazer detalhes pessoais para o ambiente.

Elementos que compõe a decoração

Vimos no tópico anterior elementos que ajudam no desenvolvimento de um espaço com elegância e sofisticação. Nesse tópico falaremos mais detalhadamente de alguns elementos que podem ser usados nos componentes decorativos, confira!

1. Cortinas

As cortinas são elementos que vestem o espaço e que podem delimitá-lo de modo a controlar a luminosidade.

Elas podem ser encontradas em diversos modelos e materiais. Para que as cortinas se tornem um ponto decorativo relevante, precisam estar em harmonia com um piso polido preço e outros elementos decorativos.

2. Tapetes

Os tapetes trazem ao ambiente conforto e elegância e podem ser feitos de diversos elementos, como:

  • Fios de lã;
  • Fios de algodão;
  • Fios sintéticos;
  • Couro.

Além dos materiais que compõe os tapetes, muitos deles são peças artísticas, com estampas variadas. Encontre a estampa e padrão que mais combine com sua paleta de cores e móveis e será um item muito sofisticado na sua casa.

3. Persianas

As persianas são vistas como elementos menos sofisticados do que as cortinas, mas isso não é uma realidade. Em locais como home office, por exemplo, elas são elementos bonitos, elegantes e práticos.

Sua instalação é um pouco mais complexa do que a das cortinas, entretanto, sua forma simples e reta traz objetividade e simplicidade ao ambiente.

Há muitos tipos de persianas sendo os modelos venezianas ou horizontais os mais comuns. Neste cenário, um modelo se destaca: a persiana romana comprar, que são as mais utilizadas.

As persianas horizontais podem ter lâminas de plástico, metal ou de madeira. É o tipo mais clássico e podem ser recolhidas para cima, sendo usadas em ambientes residenciais e comerciais.

As persianas romanas, ao invés de serem recolhidas para cima e serem compostas de lâminas, possuem folhas de tecido e, quando recolhidas de forma vertical, se dobram como uma saia babada.

4. Espelhos

O uso do espelhos permitem a sensação de amplitude do cômodo. Os espelhos podem formar jogos bastantes elegantes e bonitos. É possível usar bordas com acabamentos dourados ou em bronze, dando um ar vintage e elegante para o ambiente.

Vimos que os elementos decorativos aliados à alguns pontos, como equilíbrio na distribuição dos móveis e uso de fita de borda mdf, permite a formação de decoração elegante e muito sofisticada.