Ao construir um empreendimento, seja ele uma casa, edifício ou empresa, é importante estar atento aos aspectos de segurança, no que se refere à proteção do local com a escolha das coberturas adequadas.

As telhas, coberturas e toldos, não servem apenas para o aspecto visual ou estético, mas tem principal importância na proteção das paredes, muros, tetos, veículos ou locais específicos, como varandas, por exemplo.

Como existe um tipo de material recomendado para cada local, é importante buscar orientações com um design de interiores, assim como com o engenheiro civil, arquiteto e equipe responsável pelo projeto.

Devido a importância desse assunto, esse artigo versará sobre as coberturas que você pode instalar em sua casa ou local de trabalho. Confira!

Revestimentos metálicos: importância e usabilidade

Os metais são materiais utilizados desde períodos antes de Cristo, pela sua resistência e durabilidade. Utilizados para compor a construção da casa, desde o seu projeto estrutural, os Revestimentos metalicos trazem garantia, confiança e credibilidade à construção.

Os metais mais utilizados nesse processo é o ferro e o aço, sendo o mais comum uma liga metálica composta por ferro e outros minérios, agregando resistência ao material.

O revestimento metálico confere o aumento da resistência do local, podendo compor fachadas, cobertura de galpões, colunas, dentre outros.

Além disso, esses materiais são bastante utilizados pela sua facilidade de aplicação e de realizar a manutenção (que também não precisa ser feita de forma constante pela qualidade do material).

Geralmente, os revestimentos recebem a aplicação de uma pintura eletrostática, que serve para trazer resistência aos problemas climáticos ou com o passar do tempo, como é o caso do ferrugem.

Esse revestimento é importante por aumentar a vida útil do metal e garantir de que ele não terá problemas em relação à cobertura ou estrutura da casa.

O uso do policarbonato

O policarbonato é um material com muitos anos no mercado, que oferece bastante credibilidade e resistência. Esse item é altamente resistente e ao mesmo tempo leve.

Uma das grandes vantagens em sua utilização é o fato de permitir a entrada de luz do sol, reduzindo a conta de luz no local.

Além disso, ele garante a proteção em caso de chuvas ou ventanias, além de proteger dos raios ultravioletas (deixando apenas a luz natural do sol).

Seu uso é indicado tanto para ambientes comerciais, como para varandas, garagens, piscinas, churrasqueiras e sacadas, por exemplo.

Outro grande benefício em sua utilização é a resistência ao impacto, aumentando ainda mais os motivos para investir nesse material. Ele está disponível no mercado em vários tamanhos e espessuras e deve ser aplicado por uma empresa qualificada nesse tipo de serviço.

Por isso, para realizar esse tipo de serviço, recomenda-se procurar por empresas de coberturas em policarbonato e solicitar um orçamento para o seu espaço. Esse material além de trazer proteção, agrega-se como elemento decorativo.

O uso das telhas

Outro material bastante presente nas casas são as telhas. Esse material, além de deixar a casa muito mais bonita, protege da chuva e sol intenso. Para cada local existe um tipo de telha indicada. As mais comuns são:

  • Cerâmica;
  • Vidro;
  • Concreto;
  • Esmaltada;
  • Metálica;
  • Sanduíche.

Muitos desses modelos, além da proteção, ajudam a oferecer isolamento térmico e acústico ao local, trazendo ainda mais bem-estar aos moradores ou trabalhadores. Uma telha que merece destaque é a Telha galvalume preço.

Esse tipo de telha é indicado para ambientes industriais ou de praia, conhecidos como regiões litorâneas. Essas regiões podem sofrer com o impacto da brisa do mar e, por isso, precisam ser mais resistentes.

Desse modo, essa telha existe e possui alta vida útil, isso porque possui uma ótima resistência a diversas intempéries.

Existem vários modelos disponíveis, com espessuras diferenciadas. Esse material se assemelha ao alumínio, visualmente e ao aço, no fator resistência. Outra vantagem é que esse material possui ótima resistência em relação às temperaturas elevadas.

As calhas

Outro material importante para a proteção é a instalação de calhas. Elas coletam as águas da chuva, que geralmente correm nos telhados e direcionam essa água para o local correto, evitando infiltrações e alagamentos. Elas são compostas de zinco e aço galvanizado, sendo resistentes à corrosão.

Outro material importante é o Impermeabilizante, que é uma substância que consegue deter a água, bactérias e fungos para que eles não se espalhem pelas paredes, telhados e acabem prejudicando a construção, pintura e a residência, de modo geral.

Desse modo, com o auxílio das calhas e o processo de impermeabilização, a casa fica menos úmida e sem infiltrações.