A fragilidade dos equipamentos eletrônicos está atrelada ao seu uso de forma errônea, com a instalação em lugares inapropriados, ou então desrespeitando regras básicas.

Normas essas, que estão especificadas nos manuais de instruções, que acompanham todos os aparelhos que são de consumo comum, como televisores, aparelhos de som, dvd players, computadores, geladeiras, entre muitos outros, de uso doméstico.

Cuidado prolonga vida útil de aparelhos

Por isso, é preciso entender que, muitas vezes, a consulta a um especialista técnico pode evitar muitos problemas, para que os proprietários não tenham que recorrer a assistências técnicas, ou até mesmo perder a garantia que o fabricante oferece.

A manutenção preventiva também é outro fator que colabora na extensão da vida útil de um equipamento, partindo da simples limpeza externa, evitando o acúmulo de poeira sobre o equipamento, até a limpeza interna, que pode ser realizada com aparelhos especiais, ou então por especialistas, que trabalham com este tipo de serviço.

Entre os aparelhos mais comuns, que precisam da troca de filtros e de uma manutenção preventiva constante, está o aparelho de ar condicionado, que pode ser limpo externamente com produtos de limpeza não abrasivos e panos.

A limpeza interna, assim como a verificação de instalação elétrica e saída de excesso de água, deve ser feita por uma equipe especializada, que pode ser encontrada em lojas e assistências, para serviços específicos.

Este é um equipamento que deve estar sempre com a limpeza em dia, pois até mesmo a saúde dos usuários pode ser prejudicada, caso tenha a presença de mofos ou fungos.

E a sujeira também impede o funcionamento de forma eficiente, consumindo mais energia, e onerando o bolso daqueles que pagam pela energia elétrica.

Para fazer a limpeza de ar condicionado de janela, basta tomar alguns cuidados. Com o aparelho desligado da tomada, soltando a parte frontal do aparelho, que pode precisar de ferramentas específicas, com uma chave de fenda, ou chave em forma de cruz, dependendo do tipo de parafuso, e limpar as peças que ficam mais expostas, onde fica acumulada a poeira do dia a dia.

O filtro pode ser destacado, e lavado em água corrente, com o uso de um sabão neutro, e secado de forma natural. Após esta limpeza, basta encaixar as peças e fixar, de forma correta, para voltar a utilizar o aparelho.

Se mesmo com a limpeza, o aparelho apresentar dificuldades em refrigerar o ar, ou surgir mau cheiro no ambiente, é necessário buscar ajuda de uma assistência técnica de ar condicionado, para que possa verificar as serpentinas, os sistemas de drenagem, os capacitores e as ventoinhas, que fazem o ar circular.

Este tipo de serviço pode verificar se há a necessidade de troca de peças, ou apenas ajustes, que podem ser realizados no local onde o equipamento está instalado.

A contratação deste tipo de serviço, seja para uma manutenção preventiva, ou para a realização do conserto de alguma peça que não está funcionando, oferece a garantia de que tudo será resolvido de forma profissional, com mais benefícios, como:

  • Limpeza de bandejas e filtros de ar;
  • Aplicação de produtos bactericidas e fungicidas;
  • Verificação de todo o sistema elétrico e serpentinas de resfriamento;
  • Troca de mangueiras entupidas e substituição do gás refrigerante.

Economia real de energia elétrica

É possível fazer a instalação de alguns assessórios que ajudam na economia de energia elétrica, podendo até mesmo ser uma fornecedora para a concessionária que atende a população.

O uso da energia solar tem se espalhado por diversos condomínios e empreendimentos comerciais, como hotéis e pousadas. O investimento empregado na instalação neste tipo de captação de energia limpa tem tido um retorno positivo para todos os envolvidos.

Para este tipo de captação funcionar de maneira satisfatória, é preciso ter à disposição um espaço  para a instalação de placas solares, que usarão o sol como um gerador de energia, que estará ligado a um sistema desenvolvido para este tipo de fornecimento elétrico.

É possível destinar a captação deste tipo de energia a equipamentos específicos, como geladeiras, chuveiros, torneiras elétricas e aparelho de ar condicionado.

Profissionais ligados ao setor de engenharia elétrica podem realizar projetos , para que atendam os mais diferentes espaços, residenciais e comerciais, de maneira satisfatória.

A economia proporcionada pelo gerador de energia solar tem um custo benefício atraente, com um investimento que pode ser recuperado a médio prazo.