Apesar do Brasil ser um país tropical, as estações climáticas fazem a temperatura variar ao longo do ano, principalmente entre os meses de março, que indicam o final do verão e início de outono, e se estende até setembro, quando a primavera se anuncia, com a abertura de flores.

Mas, existe a possibilidade de uso de um equipamento muito requisitado, durante todo o ano, mesmo em dias mais frios de inverno.

A instalação de um aquecedor de piscina a gás permite água quente e agradável, por um longo período, conforme a capacidade de aquecimento e o volume de água a ser aquecida.

Há diversas variantes, que permitem uma piscina pronta para o uso, em qualquer época do ano.

Por isso, é preciso observar alguns detalhes, para garantir uma área de lazer que possa ser favorável para todos que apreciam um dia na piscina. Ou, quem sabe, até mesmo, uma longa noite de natação ao luar.

Aproveitar a piscina o ano inteiro

O fornecimento de gás encanado está se expandindo por diversos municípios, e com o uso de uma bomba de calor para piscina, é possível garantir o aquecimento da água por um longo período.

O uso de uma capa térmica, para manter o aquecimento, após o período de diversão, sobre a piscina, ajuda a manter a temperatura.

Além disso, este modelo de aquecimento da água pode ser distribuído por todo o sistema hidráulico de uma residência, garantindo água quente nas torneiras da cozinha, nas pias dos banheiros e no chuveiro para banho.

Por ser uma das opções mais econômicas no mercado, e não emitir gases nocivos ao meio ambiente, este modelo de equipamento é incentivado, principalmente por especialistas, que trabalham na área de energia e sustentabilidade.

Outras vantagens referentes ao aquecimento da água da piscina, com a bomba de calor, podem ser destacados:

  • Praticidade na instalação e no uso;
  • Trabalha absorvendo o calor do ambiente externo;
  • Aprovação de entidades de verificação de segurança;
  • Fácil manutenção e baixo consumo de energia.

O sistema de aquecimento percorre por tubos distintos, onde o externo transmite o calor para o tubo interno, que aquece a água, de maneira satisfatória.

O monitoramento é feito utilizando-se tecnologia digital, por meio de um sistema que informa a temperatura, e qualquer anomalia que possa vir a ocorrer.

Este modelo de aquecedor pode ser instalado em qualquer tipo de equipamento, desde uma piscina de fibra, em um quintal residencial, até piscinas de alvenaria, instaladas em condomínios.

O importante é manter todos os equipamentos funcionando, com manutenção preventiva regular, e a limpeza da água, para garantir a saúde dos usuários.

Porta deve garantir segurança

Todos estes equipamentos devem ficar em um espaço reservado e exclusivo, para garantir o bom funcionamento,e o fácil acesso, quando for necessário realizar um reparo ou uma manutenção preventiva.

Por isso, uma casa de máquinas de piscina deve ficar na área de lazer, mas protegido por uma porta de madeira, com uma tranca e chave, para acesso apenas de profissionais capacitados.

O tamanho e peso de uma porta pode variar, principalmente em uma casa de máquinas para piscinas.

E como a área tem como uma das características mais marcantes a presença de umidade, por causa do sistema hidráulico, em todos os encanamentos, e a própria água da piscina, é preciso escolher um material resistente, para suportar as variações térmicas proporcionadas por este ambiente.

dobradiça para porta de madeira a ser instalada próximo à área de lazer deve ser resistente, de acordo com o tamanho da esquadria e ser aplicada no batente com parafusos, conforme especificações técnicas.

Isto garante a segurança dos equipamentos instalados na casa de máquinas, e da própria porta, pois permite a abertura e fechamento de maneira cômoda e eficiente.

Em áreas menores, onde não há a possibilidade de instalação de uma porta que abra para fora, ou para dentro, o ideal é a instalação de uma porta de correr de madeira, que pode ser aberta com facilidade, em forma de folhas, sobre um trilho.

Para garantir a segurança de todos, o importante é estar atento à área de lazer, com separação distinta entre piscina e equipamentos de limpeza e casa de máquinas. Assim, o aproveitamento do espaço será muito melhor, para todos.