Por motivos como praticidade e segurança, cada vez mais pessoas têm optado por viver em apartamentos ao invés de casas.

Entretanto, é preciso ter em mente que, apesar de essa escolha ter suas vantagens, ela também tem um lado ruim importante: é muito mais difícil ter um espaço aberto em casa, como um jardim, já que essa área se limita à varanda. Já em uma residência tradicional, de frente para a rua, não há essa limitação.

Ainda assim, há quem viva em casas nesses moldes e não invista tanto nesse espaço, limitando-se a procurar um estabelecimento que trabalhe com a venda de grama esmeralda para revestir o chão, sem investir em itens de decoração ou mesmo em estruturas que possam ser aproveitadas, como uma piscina.

Apesar disso, é preciso ter em mente que a montagem de um jardim bonito – e, de preferência, com a presença de uma piscina – tem muito a oferecer a quem vive no local. Confira algumas das vantagens disso a seguir.

  1. Valorização do imóvel

Por mais que a compra da casa própria seja a realização de um sonho para boa parte das pessoas, para outras, essa aquisição é um investimento.

Normalmente, são feitas algumas melhorias no imóvel, de modo que ele se valorize e possa ser vendido por um valor mais atrativo no futuro.

Apesar disso, nem todos consideram que a montagem de um jardim bonito e funcional também ajuda a fazer com que o imóvel se valorize.

Por exemplo: No caso de uma região quente, uma estrutura de piscina completa fará com que a casa salte aos olhos de um comprador em potencial, além de aumentar o valor que ele estará disposto a pagar.

Para que isso aconteça, é preciso investir em itens como:

  • Bomba de piscina;

  • Um piso adequado ao redor da piscina;

  • Itens como escadas, trampolins e iluminação;

  • Uma estrutura básica, com ducha e espreguiçadeiras.

Deste modo, o novo morador poderá usufruir da estrutura da piscina assim que fizer a mudança.

  1. Temperatura mais baixa durante o verão

Devido a problemas como a poluição e a degradação da camada de ozônio, o planeta está cada vez mais quente. Consequentemente, os verões estão cada vez mais prolongados e com temperaturas extremamente altas, o que, há alguns anos, era atípico.

De acordo com especialistas, há uma maneira simples de driblar esse cenário: plantar mais árvores.

Na prática, isso significa que a presença de um jardim em casa tende a baixar as temperaturas no imóvel e em suas imediações em um dia mais quente.

Para se obter esse efeito, é preciso ir além do uso de itens como a grama zeonIsso porque também é interessante investir em árvores e arbustos, que, por sua vez, também proporcionam sombra, algo precioso em dias de tempo quente.

  1. É um antídoto contra o stress

De acordo com pesquisas, pessoas que contam com plantas em casa ou no trabalho são menos afetadas por problemas como pressão alta e stress.

Por conta disso, elas têm sido usadas como elementos decorativos nesses e em muitos outros locais com muita frequência.

Além de adotar essa prática, quem mora em uma casa com jardim tem, ainda, uma vantagem pois é possível usufruir ainda mais dos benefícios trazidos por meio da presença de mais plantas no local.

Para evitar que isso estoure o orçamento familiar, recomenda-se que itens como a grama são carlos preço sejam extensivamente pesquisados, de modo a garantir que o preço pago será justo.

  1. Drenagem melhorada

As enchentes são um problema recorrente nas grandes cidades brasileiras. O motivo por trás disso é o fato de que a vegetação nessas localidades é escassa e praticamente todas as vias são impermeabilizadas, o que torna mais difícil que a água encontre solo livre para retornar à natureza. Por conta disso, elas permanecem nas ruas e calçadas.

A boa notícia é que isso é extremamente simples de se solucionar: por mais que não haja problema ao procurar pedras para jardim onde comprar se esse item for usado com moderação, um jardim com grama e outros tipos de vegetação ajuda a escoar a água. Portanto, as chances de que haja enchentes no local caem consideravelmente.

  1. Mais um espaço de socialização

Por último também é interessante considerar que contar com um jardim agradável e com piscina também significa que há mais um espaço de socialização em casa.

Para que isso aconteça, recomenda-se investir em itens de decoração, como uma tintas residenciais: deste modo, o conforto ambiental melhora, aumentando o uso do espaço.