A construção ou reforma de imóveis é um trabalho específico e que deve ser feito por empresas de engenharia civil sp especializadas, porque as atividades da construção civil exigem conhecimento e experiência de profissionais.

Arquitetos, engenheiros e mestres de obras são as pessoas que podem chefiar as obras e cuidar de processos de documentação importantes para o serviço. 

A criação de um planejamento de obra é importante para definir a quantidade de materiais que precisam ser usados, o número de ajudantes, o maquinário e as ferramentas essenciais para otimizar o tempo de serviço e outras questões importantes são definidas e tudo é documentado no plano para evitar problemas no decorrer da obra.

Procedimentos importantes para a construção

Para garantir qualidade na obra é fundamental que alguns processos e instalações de equipamentos e estruturas de segurança sejam priorizados, pois, em imóveis como condomínios residenciais e empresariais, ter itens de controle de incêndio, por exemplo, faz a diferença em processos de vistoria para conseguir um laudo avcb.

Investir nos serviços de um profissional para elaborar um projeto arquitetônico residencial é uma maneira de definir o estilo que a sua casa terá: clássico, moderno, rústico, futurista, entre outras opções.

O principal objetivo desses projetos de arquitetura é agregar conforto, praticidade e funcionalidade nos ambientes do imóvel.

O projeto ajuda os profissionais responsáveis pela execução das obras a estudarem as necessidades do cliente e buscar as melhores soluções para atender os pedidos do proprietário da edificação.

A finalidade dos projetos arquitetônicos residenciais é controlar possíveis problemas, visando a garantir que a obra saia como o planejado.

As principais etapas que constituem esse projeto são:

  • Visita ao local que será realizada a obra;
  • Estudo de viabilidade;
  • Estudo preliminar;
  • Planta de cobertura e baixa;
  • Projeto legal ou de aprovação;
  • Layout gráfico;
  • Projeto executivo;
  • Implementação.

Todos esses procedimentos são importantes para a criação de um projeto de arquitetura que proporcione bons frutos.

Após a elaboração desse projeto, as obras são iniciadas e recebem a supervisão de um engenheiro ou mestre de obra, pois as análises podem garantir que a construção/reforma está saindo como o planejado.

Outro serviço importante é o projeto eletrico residencial, que consiste em análises do espaço que necessita de instalações elétricas, e colocar por escrito em um papel todos os detalhes sobre a localização dos pontos de uso de energia elétrica, trajeto de condutores, comandos, dispositivo de manobra, seção de condutores, divisão de circuitos e as cargas totais e de cada circuito.

As principais vantagens de investir em um projeto elétrico são:

  • Economia nas instalações;
  • Segurança na montagem dos itens elétricos;
  • Economia na aquisição dos materiais;
  • Previsão do consumo e melhoria no rendimento da energia elétrica;
  • Dimensionamento e atendimento das necessidades do imóvel;
  • Definição dos locais que serão colocadas as tomadas e os interruptores.

Com tantos pontos positivos, pesquisar referências de engenheiros eletricistas habilitados para a criação desse projeto é muito importante para ter um ótimo desempenho da eletricidade no seu imóvel.

Equipamentos e serviços importantes para a segurança nos imóveis 

A instalação de itens de segurança em prédios empresariais, comerciais e residenciais é muito importante para evitar problemas irreversíveis e que possam prejudicar as pessoas que circulam no local e a estrutura do imóvel.

Agir de forma eficiente é a maneira de controlar o incidente e evitar que ele tome grandes proporções.

Instalar um detector termovelocimétrico endereçável, dispositivo que tem relação com a temperatura e o tempo, emitindo sinais sonoros e parecidos com os de um alarme de incêndio, avisando sobre uma situação de perigo, pode ajudar.

Geralmente é instalado em locais próximos a fonte de calor e de aumento de temperatura.

Investimentos em equipamentos de proteção contra incêndios é muito importante. Nos imóveis comerciais, empresariais e condomínios residenciais colocar: alarmes, extintor de incêndio, mangueiras e porta corta-fogo pode gerar ótimos ganhos com a segurança e nos processos de vistorias.

Ter esses itens na propriedade resulta em uma boa impressão no momento de obter um laudo avcb. 

Esse laudo é um documento emitido pelo avcb corpo de bombeiros sp, que certifica que a edificação possui equipamentos e oferece condições para o controle de incêndio. Essa análise é feita com base na legislação de segurança.

Para aumentar a segurança nos ambientes, é importante procurar empresas ou profissionais eletricistas autônomos que realizam uma inspeção termográfica em painéis elétricos para verificar o funcionamento do sistema.

Essa análise é feita por meio de equipamentos com sensores infravermelhos que medem a temperatura.

Isto posto, contratar serviços de segurança e estruturação para os imóveis é uma maneira de manter a alta qualidade do projeto e evitar sérios problemas ao proprietário.