A área externa é uma das mais importantes dos espaços residenciais. isso porque elas fornecem relaxamento, conforto e funcionalidade, tudo isso sem deixar de lado a segurança, que é também um fator determinante nas estruturas.

Mas, você sabe quais são as opções mais úteis e versáteis para sua varanda ou para seu espaço gourmet? Como garantir um ambiente de lazer bem equipado, que promova momentos inesquecíveis e não coloque em risco a segurança e a comodidade?

No artigo que você confere abaixo, conheça mais sobre as opções para quem deseja instalar churrasqueiras na área externa e entenda quais são as alternativas oferecidas para diferentes demandas desse tipo de espaço.

Churrasqueiras

Uma área de lazer sem uma churrasqueira não é assim tão divertida, não é mesmo? Afinal, um dos maiores hábitos do brasileiro é se reunir com os amigos e familiares nos finais de semana e também nos feriados para um churrasco.

Mas, qual o modelo mais indicado de churrasqueira? É importante ressaltar, antes de mais nada, que existem diversos tipos de churrasqueira, cada qual com um desempenho, tamanho, formato, composição, entre outros aspectos.

Desse modo, é importante avaliar as demandas do seu espaço antes de escolher o modelo ideal. Isso porque cada churrasqueira responderá melhor a um ambiente e a determinadas necessidades.

Com relação ao combustível que as alimenta, as churrasqueiras podem ser tanto de carvão (como é o caso dos modelos mais tradicionais), quanto a gás, a bafo ou até mesmo elétrica.

A última alternativa é uma das mais indicadas para quem mora em apartamento e não quer perder o charme de uma área gourmet na sacada.

Já com relação à sua mobilidade, elas podem ser fixas ou portáteis.

Ao considerar o material de composição e a forma de construção, é possível contar tanto com a churrasqueira pré moldada, quanto com a churrasqueira de tijolo ou alvenaria.

A primeira alternativa é a solução ideal para quem busca mais praticidade e economia, garantindo vantagens como a expressiva rapidez na instalação.

Itens refratários

Se falamos em churrasqueira, temos que falar nos itens refratários, que são aqueles que possuem como principal característica a capacidade de resistir mesmo a temperaturas mais elevadas.

Isso porque, peças e estruturas que estão sempre sendo expostas ao calor excessivo, como é o caso dos fornos e das churrasqueiras, precisam contar com uma composição mais durável e que possua propriedades especiais com relação ao desempenho de resistência térmica.

São variados os itens que podem ser considerados refratários, a partir da confecção especializada para uso nessas situações, sendo alguns deles:

  • Tijolos;
  • Concreto;
  • Argamassa;
  • Plaquetas.

Plaqueta refratária, por exemplo, é submetida a um processo de conformação mecânica ou manual. Ou seja, por meio de um molde, é possível desenvolver as peças com o material a partir das técnicas para a garantia de que, no seu uso posterior, o item não apresentará falhas, o que pode até mesmo desencadear acidentes.

Por isso, quando estamos falando do uso de fornos, churrasqueiras, fogões e demais itens que fazem uso de chamas para o preparo de alimentos, é fundamental se atentar a todas as medidas de segurança para evitar transtornos e até tragédias.

Além disso, é essencial conferir e se certificar da qualidade dos materiais adquiridos, pois a negligência nesse aspecto pode ser negativamente determinante.

Decoração

Os moveis sob medida estão em alta nos últimos anos e não é por acaso: além de práticos, versáteis e extremamente elegantes, esses itens conseguem compor diferentes ambientes e garantem muito mais conforto e funcionalidade no cotidiano.

No caso das áreas externas, é importante garantir o uso de uma mobília coerente com a decoração do espaço e que possa garantir toda a praticidade desejada, especialmente quando o espaço é mais limitado.

Um Armário sob medida para cozinha, por exemplo, também é perfeito para um espaço externo, especialmente porque garante o armazenamento seguro dos itens e ainda gera mais dinamismo no aproveitamento da sua varanda ou da sua área gourmet.

Só não dá para se esquecer de proteger os móveis e as pessoas! Por isso, o uso de toldos e coberturas, especialmente com alto nível de transparência, é extremamente indicado para esse tipo de estrutura.

Neste contexto, o Toldo cortina rolo confere uma série de benefícios por cobrir toda a área e poder ser controlado de acordo com as preferências do usuário.

O mais importante, como mencionado, é utilizar materiais de qualidade garantida, evitando transtornos e acidentes. Além disso, vale lembrar que todas as instalações devem ser feitas por profissionais devidamente capacitados.