Em um mundo onde o meio ambiente está sendo constantemente afetado por más ações dos seres humanos, ficou cada vez mais viável às residências, estabelecimentos e empresas adquirirem uma forma de não piorar a situação que a natureza se encontra atualmente, por isso, está cada vez maior a tendência dos profissionais investirem em meios sustentáveis para que, não só contribuam para um melhor desenvolvimento da natureza, mas também de ter uma forma mais rentável e ser mais notável no mercado.

Dessa maneira, para diminuir os custos de energia e, de quebra, ter um gerador de energia que não cause nenhum impacto negativo no meio ambiente, as empresas estão optando por Instalação de placa solar, em que a energia fornecida é por meio da luz do sol assim que atinge a placa solar e, assim, sendo convertida em energia elétrica.

É importante ressaltar que existem dois tipos de energia solar que são: fotovoltaica e térmica. Essas fontes de energia são consideradas totalmente limpas. Ou seja, não é mais preciso que a eletricidade seja gerada por meio de baterias para armazenar energia produzida.

Dessa maneira, evita-se que o meio ambiente seja afetado pelo uso de geradores convencionais uma vez que as baterias que se encontram neles são feitos de materiais tóxicos que, se liberados no meio ambiente, podem causar um desequilíbrio bastante significativo.

Além disso, é necessário destacar que quem utiliza a energia solar acaba tendo uma maior valorização do seu imóvel, podendo futuramente ganhar algo maior que o previsto no mercado na venda do seu imóvel.

Isso porque, a conta de luz será diminuída em razão do aquecedor solar, o que faz com que o imóvel seja mais valorizado.

Há outros benefícios que são possíveis destacar para quem quer utilizar a energia solar:

  • Economia de energia:
  • Durabilidade;
  • Sustentabilidade;
  • Ótimo custo-benefício.

Fotovoltaica e Heliotérmica

Essa parte do texto vai servir como uma explicação de como esses equipamentos funcionam. Para começar, é preciso falar da energia solar fotovoltaica que, nada mais é do que a conversão direta da radiação solar em energia elétrica. Esse tipo de conversão é gerada por meio das células fotovoltaicas.

O que acontece é que quando atinge essas células, a luz solar causa uma movimentação maior nos elétrons que compõem o material condutor, dessa forma, eles são transportados pelo material até serem captados por um campo elétrico. É nesse processo que a energia elétrica é gerada.

Uma das vantagens desse tipo de painel solar é que ele não depende de muita radiação solar para poder funcionar, mas é necessária uma grande quantidade de densidade das nuvens, sendo assim, quanto menos nuvens tiver no céu, maior será a capacidade de produção de energia solar.

Esse tipo de obtenção de energia é uma das mais promissoras e altamente recomendadas por profissionais, uma vez que gera uma redução considerável da energia, além da redução nos preços nesses equipamentos, está sendo uma forma de incentivo para que todos tenham as condições de usar esse tipo de material numa tentativa de convencer os países a terem uma fonte renovável de energia.

Por outro lado, existe o sistema heliotérmico (aquecedor a vácuo) que é proveniente do sol, em que a energia solar é transformada em calor. Normalmente esse tipo de sistema é utilizado principalmente para aquecer a água de residências, hotéis e clubes.

Dessa maneira, são utilizados paneis solares que transmitem o reflexo solar em um único ponto do receptor.

Esse receptor é constituído por um líquido colocado em dois tubos que são acoplados nas laterais do painel, aquecida pela luz solar. Sendo assim, o líquido é responsável pelo armazenamento de calor, que aquece a água nas usinas e promove a produção do calor.

Esse tipo de aquecedor, normalmente, é usado em regiões mais quentes, já que lugares com poucas nuvens e terremos planos são perfeitos para a produção de energia solar heliotérmica. Regiões como o nordeste e centro-oeste, por exemplo, são onde são mais utilizados os aquecedores.

Cumulus aquecedores como forma sustentável

Além do sistema de geradores de energia por meio da luz do sol, também há uma maneira de contribuir com o meio ambiente e ter menor gasto: cumulus aquecedores  ecológicos. Esse tipo de aquecedor eletrico é 50% mais barato que os comuns, além de não ser inflamável, ele também não contém substâncias prejudiciais à saúde e meio ambiente.

Esses foram alguns dos aquecedores sustentáveis e fontes de energia limpa que você pode usufruir para ter melhor custo-benefício e ajudar a preservar o meio ambiente.