A construção civil é uma das áreas que mais se desenvolvem e não é por menos, afinal, ela é a responsável pela construção de diversas estruturas e ambientes, sejam eles públicos ou privados.

Entre as construções é possível citar:

  • Pontes;
  • Casas;
  • Prédios;
  • Instalações urbanísticas.

Além do mais, é um dos segmentos mais lucrativos por estarem tanto nos setores públicos como nos privados, como já destacado. Contudo, toda construção civil precisa de planejamento e o uso de máquinas adequadas para que ocorra de forma ordenada e segura.

Por esse motivo, as empresas de obras civis procuram meios de economizar e otimizar processos e uma das formas é na locação de equipamentos para construção civil.

Esse tipo de modalidade de aluguel permite diversas vantagens dentro da execução da obra e, neste texto, levantaremos os principais benefícios dessa modalidade, suas especificações e quais são os equipamentos que empreiteira de obras sp podem investir.

Vantagens da locação de equipamentos

As construções, apesar de lucrativas, demandam bastante planejamento orçamentário e, dependendo do tamanho da obra, é necessário usar diversos equipamentos. Portanto, o aluguel de equipamentos vem se tornando uma alternativa à esses altos custos.

Assim, o aluguel de compactador de solo preço, de betoneiras e outros equipamentos não possuem apenas como vantagem a diminuição dos custos orçamentários, mas outros que iremos elencar aqui.

Contudo, primeiro é importante lembrar que, por conta da demanda, diversas empresas surgiram no ramo de locação de equipamentos para construção civil, disponibilizando muitos equipamentos diferenciados e com qualidades também distintas.

Assim, podemos listar como equipamentos disponíveis as furadeiras, máquinas de concreto, guicho, containers, máquinas de solda, escavadeiras, maquina de cortar asfalto e concreto, entre tantos outros objetos.

Para além da diminuição dos custos

Os orçamentos são uma parte importante da obra e o aluguel de equipamentos também permite a redução de mão de obra. Isso se dá pelo fato de que a equipe especializada só será necessária para operar a máquina durante o período determinado. Além disso, a manutenção de equipamentos é reduzida, pois a locadora é quem cuida disso.

O aluguel de equipamentos de construção civil, como o compactador de solo aluguel e outros, evitam a compra de equipamentos que serão utilizados apenas uma vez, cortando gastos desnecessários.

1. Disponibilidade dos equipamentos

Por conta de diversas empresas disputarem o mercado do aluguel de equipamentos, isso garante que preços competitivos sejam gerados, além de facilidades de pagamento, descontos e outras facilidades.

Mais ainda, com essa concorrência, a disponibilidade dos equipamentos se torna importante. Isso gera contratos eficientes e bastante proveitosos para o desenvolvimento das obras.

2. Maximização da produtividade

Para que a produtividade de uma obra seja aumentada, é importante que cada etapa seja planejada e os equipamentos certos sejam usados. Isso garante que o rendimento dos trabalhadores seja otimizado e maximizado para conclusão da obra com êxito.

Mais ainda, isso facilita que locações ou compras inadequadas com a fase da construção sejam feitas.

Agora, no próximo tópico, iremos tratar dos equipamentos que podem ser locados nas empresas de locação de equipamentos.

Tipos de equipamentos para locação

Como vimos a locação de equipamentos para construção civil é ideal para diminuição dos custos, maximização da produtividade e dinamização da obra.

Assim, é importantíssimo saber alguns dos equipamentos que podem ser locados, que vão desde sapo compactador de solo preço aluguel até caminhões betoneiras. Confira:

1. Minicarregadeiras

É um equipamento que ajuda em diversos procedimentos como mover cascalhos, aterros, detritos e etc. Esse tipo de carregadeira é compacta e pequena, sendo usado em locais estreitos. Ela ainda é potente para remoção de entulhos e nivelamento de solos.

2. Miniescavadeiras

Esse equipamento é compacto como sua versão carregadeira, ou seja, é usado em locais estreitos e pequenos. Sua funcionalidade é escavar em locais com difícil acesso, além de remoção de entulho, nivelamento de terreno e escavação.

3. Plataforma elevatória

É um equipamento para agilizar o andamento das obras. Ajuda na elevação dos funcionários e materiais nas mais diversas alturas. É ideal para tarefas como pintura, limpeza e reparação.

4. Lavadora de alta pressão

Um importante equipamento para fazer a limpeza da obra, nos mais diversos pontos, eliminando por meio da alta pressão os resíduos difíceis de serem retirados.

5. Parafusadeira elétrica

É um equipamento que permite uma agilidade e precisão na fixação de diversos elementos e os procedimentos se tornam altamente eficiente.

Por fim, não podemos deixar de citar os chamados EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) que são obrigatórios e evitam acidentes no ambiente de trabalho. Entre os mais utilizados estão os óculos, luvas, botas e macacões.

Com isso os EPI’s e os outros equipamentos podem ser alugados, tornando a obra mais barata, eficiente e dinâmica.