A construção e as reformas de casas, apartamentos, lojas, estabelecimentos comerciais e empresas de pequeno, médio e grande porte é um trabalho frequentemente executado pelas construtoras, companhias do setor da construção civil, especializadas na criação de imóveis.

Os serviços dessas empresas ajudam no desenvolvimento e na expansão territorial das cidades, proporciona novos espaços para moradia, trabalho, estudo, lazer, entre outras atividades, além de melhorar a economia do país, pois a compra e venda de imóveis gera crescimento nos números relacionados à construção civil, setor muito importante e que tem influência no crescimento econômico.

Etapas importantes para organização das obras

A execução das obras acontece depois da elaboração de um projeto, ou seja, um esboço com desenhos, que são feitos com base no tamanho do terreno e na quantidade de cômodos que o cliente deseja ter no seu imóvel, bem como todos os demais detalhes da construção.

O planejamento e o gerenciamento das obras são feitos pelos responsáveis, ou seja, engenheiros e arquitetos, que organizam todos os detalhes de maquinário e materiais que serão precisos para a construção.

Depois de definidos todos os detalhes com o cliente, incluindo os itens necessários para o serviço, os responsáveis organizam a equipe de funcionários, composta por ajudantes, pedreiros, serventes e mestres de obra, que ajudam os responsáveis a executar todas as tarefas relacionadas à construção com eficiência, qualidade e, principalmente, dentro do prazo de entrega.

Elaborar a fundação, a laje e as paredes é muito importante para evitar problemas de desmoronamento da casa e situações de risco aos moradores.

No processo de elaboração de vigas, os profissionais costumam usar uma cantoneira de ferro, produto com excelente durabilidade, já que é feito com um material altamente resistente como o ferro, além de ter versatilidade, pois pode ser usado em:

  • Torres de transmissão elétrica;
  • Criação de máquinas;
  • Serralherias;
  • Esquadrias;
  • Estruturas metálicas;
  • Indústria mecânicas, etc.

No mercado de materiais de construção, existem várias medidas de cantoneiras de ferro, com altura, largura e polegadas diferentes, para conseguir atender a todas as necessidades e setores.

Analisar os modelos em várias lojas e empresas especializadas na fabricação dessa peça é uma maneira de encontrar a cantoneira do tamanho ideal.

A importância do telhado nos imóveis

Para a proteção da área interna do imóvel, fazer o telhado é fundamental, pois evita que o sol, a chuva e o vento, bem como outros fatores inesperados, prejudiquem as pessoas.

O telhado é uma cobertura construída nas edificações, que possuem um ou mais planos inclinados em relação a uma linha horizontal, ou seja, essa estrutura é muito diferente de uma laje.

O objetivo principal de qualquer construção de telhado é garantir que nenhuma intempérie estrague a parte interna da edificação e também faz a captação de águas pluviais.

Na construção, os engenheiros usam uma estrutura metálica para telhado, que é formada por vigas os perfis que são montados lado a lado para criar uma base de sustentação para que as telhas possam ser instaladas. Sem a estrutura, é impossível fazer o encaixe das telhas.

Em alguns imóveis, essa estruturação é feita com madeiras que proporcionam um excelente acabamento. Porém, precisam de mais cuidados para evitar desgastes.

A cobertura metalica é uma boa alternativa para a construção de galpões, quadras e outros espaços, pois consegue desempenhar a mesma função das telhas.

Possui uma instalação rápida e dinâmica. Pode ser encontrada em alumínio, galvalume e aço galvanizado; opções que possuem alta durabilidade, flexibilidade, diminuem o tempo de execução de obra, aumentam a qualidade e reduzem os custos.

O papel do isolamento térmico nos telhados 

isolamento térmico para telhado é muito útil, pois as variações de temperaturas podem gerar incômodos nos ambientes, e ter materiais ou produtos que criam a sensação de conforto térmico e até mesmo acústico é uma excelente vantagem que pode ser desfrutada o ano todo.

Para conseguir esse efeito, é necessário colocar uma manta térmica entre as ripas e caibros, ou seja, deve ser colocada próxima à telha para conseguir o efeito de isolamento térmico.

Uma outra maneira de conseguir o conforto térmico é usando uma telha com isolamento térmico, ou seja, que não ajuda a esquentar e esfriar os ambientes.

As opções de telhas que são comercializadas nas lojas de materiais de construção são: telhas metálicas, sanduíche, de poliuretano e termoacústicas.

Portanto, com os materiais de qualidade e uma equipe capacitada, é possível fazer rapidamente o telhado e todos os serviços relacionados à construção com eficiência, segurança, agilidade, e conseguir um ótimo resultado, tendo uma edificação de destaque.