A segurança e proteção nos espaços de uma residência e de edificações são muito importantes para o cuidado das pessoas e dos objetos.

Conseguir promover a seguridade nas residências e empresas é o que todos desejam, e para tornar esta condição uma realidade, existem equipamentos e estruturas que podem ser montadas nos ambientes e promovem uma boa sensação para quem circula no local, além de evitar acidentes.

Durante as etapas de construção ou reformas de edificações e empreendimentos, conversar com um arquiteto ou engenheiro responsável pelo projeto sobre a instalação de produtos para a segurança é importante para que as etapas da obra sejam executadas, considerando a montagem de itens que ajudam na proteção.

Elaboração de projetos de edificações

Nas edificações que possuem uma sacada/varanda é muito importante pensar em peças ou itens de proteção. O guarda corpo é uma peça que pode ajudar na segurança.

Esta peça pode ser de gradil, alvenaria, balaustrada e outros materiais, podendo ser projetado em escadas, balcão, rampa, terraço, vão, sacada ou varanda.

O guarda-corpo é composto por: gradil, montante, travessa, peitoril, ancoragem, conexão, insert, guarnição de guarda-corpo ou gaxeta.

Sobre os materiais, essa peça de proteção pode ser feita com vidro, madeira, aço ou outras opções, desde que tenha o peitoril e a sua superfície não seja plana, pois, isso evita a colocação de objetos na estrutura.

A utilização de guarda corpo de vidro para sacada tem se tornado uma tendência nas decorações de edificações, já que, este material é o mais escolhido pelos decoradores e arquitetos.

Esse modelo possui ferro, metal ou alumínio e o fechamento em vidro. Em alguns projetos os arquitetos elaboram tramas mais modernas, de acordo com as necessidades de gosto do cliente.

Para elementos da construção civil e design ficarem adequados, é preciso seguir algumas normas técnicas, a ABNT NBR 14.718 que diz respeito a viabilidade prática do guarda-corpo.

Outro modelo muito usado nas edificações é o guarda-corpo de madeira que proporciona um estilo sofisticado, aconchegante e uma identidade rústica aos ambientes.

A madeira é uma matéria-prima muito versátil, porque, consegue ser inserida em diversos projetos decorativos, sem interferir no estilo.

As lojas especializadas em madeira trabalham com muitas opções que podem ser usada na fabricação do guarda-corpo, por isso, pesquisar informações sobre a matéria-prima é uma maneira de conseguir o tipo ideal de madeira para o seu item de segurança.

Um ponto muito importante sobre o guarda corpo de madeira é a questão da durabilidade. Fazer a aplicação de produtos especiais como verniz, stain, bona, óleo e outras opções, podem aumentar a resistência do material e evitar danos causados por infestações de pragas, efeitos climáticos, umidade e outras situações que possam prejudicar a estrutura.

Tanto em vidro como madeira, o guarda-corpo tem um papel extremamente importante para a segurança, pois, evita que as pessoas tentem se jogar ou atirar objetos de determinada altura.

Elementos importantes para uma edificação

O guarda-corpo é essencial para a seguridade dos ambientes, mas, não é o único elemento que é usado em uma edificação.

A instalação de uma janela é essencial para ajudar as pessoas em várias questões como: luminosidade natural nos ambientes – que ajuda na conta de luz -, contribui para a entrada e circulação de ar e ajuda na segurança.

É possível encontrar no mercado opções de:

  • Alumínio;
  • Madeira;
  • PVC;
  • Vidro;
  • Ferro;
  • Concreto;
  • Entre outras opções.

Por isso, pesquisar sobre os materiais é muito importante para encontrar a janela que atende as suas necessidades e que tenha um excelente custo-benefício.

As portas em um imóvel servem para a abertura e fechamento, durante a entrada e saída de pessoas de um local, além de realizar a vedação arquitetônica. Podem ser construídas com diversos materiais, como plástico, vidro, PVC, ferro, alumínio, etc.

Alguns dos modelos mais populares de portas são: basculantes, de correr, deslizantes, vai e vem. A maneira construtiva de uma porta pode ser em colmeia, maciça ou sólida.

A parte de acabamento pode se feita com tinta ou impressão. Escolher o material e a forma de acabamento é muito importante para causar um bom efeito visual e ajudar na segurança dos ambientes.

As empresas, se preocupam muito com questões de segurança, mas, não abrem mão de um belo design, por isso, utilizam uma fachada glazing, conhecida como pele de vidro.

A fachada é feita com um sistema onde o vidro é colocado nos perfis de alumínio, que ajudam a deixar a fachada com leveza e facilidade na limpeza.

Portanto, pesquisar informações sobre os materiais que estão disponíveis no mercado é a melhor maneira de conseguir um preço acessível, excelentes benefícios e ter a segurança tão desejada e que atenda as suas necessidades.

Contratar empresas especializadas na instalação de itens de segurança é muito importante para deixar a peça em ótimas condições e prontas rapidamente.