Quem está construindo ou reformando precisa pensar em tudo. Mais do que pensar em portas, janelas, cores de tinta dentre outras características, é extremamente importante planejar bem a segurança do imóvel.

A construção precisa garantir que as pessoas que morem ou trabalhem no local estejam sempre seguras, evitando acidentes que podem trazer algumas consequências ruins.

Em caso de imóveis em que haverá a presença de idosos e crianças, é ainda mais importante que se preze pela segurança, principalmente em ambientes como escadas, bordas de piscinas etc em que ela se torna é ainda mais imprescindível.

Por esse motivo, este artigo irá falar sobre as opções em guarda-corpo e corrimãos disponíveis no mercado e sua importância.

Opções de guarda-corpo

O guarda-corpo é a estrutura que oferece proteção em locais como:

  • Parapeitos de janelas;
  • Varandas;
  • Terraço
  • Balcão.

Além desses locais, o guarda-corpo pode ser utilizado em diversos outros e sua função é proteger contra quedas que podem ter como resultado consequências gravíssimas.

Por estar ligado à proteção, é extremamente importante que esse componente da construção seja fabricado com materiais resistentes e duráveis.

Um exemplo disso é o guarda corpo metálico, pois eles está presente em diversas construções. Por ter um aspecto semelhante, esse componente é bastante confundido com grades comuns, o que garante ainda mais segurança ao local onde é aplicado.

É possível encontrar guarda-corpo fabricado em diversos outros materiais, como vidro, madeira, alumínio etc. Cada um desses materiais visa atender a uma especificidade, a um estilo de construção e até ao bolso do consumidor.

Para escolher o material que melhor se adapte ao seu projeto, é preciso que você conheça cada um deles, bem como suas vantagens e desvantagens.

Além disso, cada tipo de material que constitui o guarda corpo exige um tipo de manutenção que pode ser mais simples ou mais complexa, além de oferecer durabilidades diferenciadas.

O mais importante é que você não deixe este item de fora e escolha um material de qualidade.

Além do guarda-corpo, os corrimãos também não podem ficar de fora, pois são eles que garantem de fato uma boa proteção nas escadas. Confira no tópico a seguir algumas opções.

Tipos de corrimãos e sua importância

Ainda dentro do quesito segurança, é impossível ter uma escada dentro da sua casa ou do seu negócio sem a existência de um corrimão. Você pode até ter, mas estará expondo as pessoas que convivem com você a diversas situações de risco, principalmente a quedas.

Os corrimãos são imprescindíveis porque são eles que irão servir de apoio em casos de escorregões que podem levar a quedas.

Em locais em que há presença de crianças ou idosos, os corrimãos são indispensáveis em todos os locais onde houver risco de queda, como nas escadas, em piscinas, dentre outros locais.

Mas quanto ao material de fabricação dos corrimãos, um dos mais populares é o alumínio.

O corrimão de aluminio é extremamente adaptável aos mais diversos tipos de projetos. Portanto, não importa qual o estilo da sua construção, os corrimãos de alumínio com certeza irão se encaixar perfeitamente ao estilo do que você está construindo.

No entanto, se você precisar de corrimão para escadas e ambientes externos, o alumínio é ainda mais indicado porque ele é altamente resiste às ações do tempo, não sendo sujeito a problemas como ferrugens, por exemplo.

Assim, o corrimão de alumínio para escada é muito resistente e pode ser aplicado nos mais variados tamanhos de escadas e formatos também. É um componente vendido sob medida e de acordo com o formato que você precisar.

Para escadas externas, esse corrimão não oferecerá riscos por conta de desgastes, justamente porque, como falado anteriormente, é feito de alumínio, um material altamente resistente.

Mas se o que você procura é ainda mais praticidade, pode optar por instalar uma escada caracol, pois ao contrário das demais que precisam ser construídas, esta escada vem pronta, de acordo com a sua necessidade. Basta realizar sua instalação e você terá uma escada moderna e resistente, que combina com todos os tipos de construções.

Pensar na segurança é muito importante, por isso, independentemente de se tratar de um imóvel residencial ou não, dê prioridade à segurança em cada detalhe.

Dessa maneira, a circulação de pessoas é muito mais tranquila, não havendo riscos para ninguém, trazendo muito mais conforto e valor ao seu projeto.