Os estofados são parte de nosso dia a dia de diferentes maneiras, seja em casa, no trabalho ou no carro, eles marcam presença para oferecer mais conforto.

Mas apesar de serem muito comuns em nossas vidas, os estofados precisam de atenção quanto a sua higiene e limpeza. Com o tempo e devido ao uso, os estofados acumulam sujeira, surgem as manchas e isso colabora para a proliferação de fungos e bactérias.

Esta situação pode colaborar para doenças como renites alérgicas e prejudicar este móvel que é tão essencial. Neste artigo nós vamos falar um pouco sobre a limpeza de estofados de diversos tipos, por que ela é importante e maneiras de conservá-los.

A importância da limpeza de estofados

Os estofados, assim como os colchões, estão sempre expostos aos danos provocados pelo uso e pela ação do tempo. Principalmente quem tem criança em casa, os acidentes com o uso podem ser mais comuns.

Um exemplo disso é derramar bebidas e alimentos, esses acidentes decorrentes do dia a dia podem prejudicar o tecido e danificar o móvel. Além dessas manchas, a poeira também é prejudicial e por mais que você limpe, ela vai voltar. O acúmulo de poeira e umidade em sofá e colchões pode desencadear uma série problemas alérgicos.

Sendo assim, é extremamente importante cuidar bem dos estofados, e isso pode ser feito separando alguns minutinhos na semana, por meio do uso de produtos de limpeza simples como sabão neutro e até álcool em gel.

Um pano úmido também ajuda a preservar os estofados, evitando que você precise investir em uma limpeza mais profunda. Manter os estofados sempre limpos traz benefícios como:

  • Maior durabilidade e conservação;
  • Preserva a cor do tecido;
  • Evita o acúmulo de poeira;
  • Previne contra o surgimento de alergias.

Agora que você já sabe sobre a importância da limpeza dos estofados e colchao, acompanhe no tópico a seguir como isso pode ser feito.

Dicas para manter a limpeza dos estofados e colchões

As dicas a seguir vão te ajudar a preservar os estofados que você usa diariamente. No entanto, no caso de necessidade de limpezas mais profundas, o ideal é que você conte com empresas especializadas, porque elas fazem uso de produtos adequados.

Para fazer uma boa limpeza de estofados de carros e eliminar manchas e sujeiras é importante você identificar o tipo de tecido utilizado.

No entanto, recomenda-se o uso de meio litro de água, 1/4 de xícara de álcool, uma colher de sopa de bicarbonato, 1 colher de sopa de amaciante, uma colher de vinagre.

Aspirar antes de limpar é muito importante, após isso, umedeça o pano na mistura e passe nos estofados com movimentos circulares. Deixe as portas do veículo abertas para que a mistura seque por completo.

Para fazer uma limpeza de colchão a seco, o ideal é que você conte com uma empresa profissional. No entanto, você pode limpá-lo polvilhando bicarbonato sobre o colchão.

Após isso, com uma escova macia, esfregue e deixe agir por uns 30 minutos, lembrando que antes disso é importante aspirar o colchão.

Outra dica importante, principalmente para quem tem crianças, é fazer a impermeabilização de sofás e colchões, isso evitará que os móveis sejam prejudicados pela umidade.

Muitas pessoas que procuram por limpeza de sofás e colchões também procuram por dicas de como limpar tapetes e carpetes. Os tapetes podem ser lavados, mas os carpetes exigem mais cuidados.

Portanto, se o que você precisa é de uma boa limpeza no carpete, a dica também é contar com uma empresa especializada. Mas você também pode fazer isso primeiro passando o aspirador de pó, depois, espalhe bicarbonato de sódio pelo carpete e deixe agir por cerca de 15 minutos.

Após esse tempo, aspire novamente. Este procedimento pode ser repetido semanalmente, mas se você deseja uma lavagem de carpete, o ideal é contratar uma empresa especializada.

Seguindo nossas dicas você vai garantir a limpeza e higienização de tapetes, carpetes, estofados, etc. São dicas simples, mas que podem fazer toda a diferença na conservação desses itens.

Além de conservá-los, mantém sua higiene, tornando os ambientes mais limpos e agradáveis. Os estofados são parte do nosso dia a dia e precisam ser bem cuidados, pois sua troca periódica é inviável. Para evitar gastos, conservar é a melhor solução.