Para realizar uma construção, seja ela de uma casa, de um prédio ou de galpões maiores, é preciso de muito planejamento. Orçamento, mão de obra e prazo são algumas das preocupações que devem estar presentes no dia a dia dos engenheiros.

Mas uma das coisas que podem ajudar é optar pelo aluguel de equipamentos para esse trabalho. Por isso, trouxemos algumas vantagens dessa opção.

Alguns dos equipamentos possíveis de serem alugados são:

  • Betoneiras;
  • Escadas;
  • Guindastes ou munck;
  • Andaimes;
  • Ferramentas elétricas;
  • Equipamentos de Proteção Individual (EPIs);
  • Entre outros.

1. Ferramentas necessárias por menores preços

Talvez esse seja o motivo mais importante que vamos citar no texto de hoje. A locação de determinados equipamentos para a engenharia civil permite adquirir todos os materiais necessários por um preço mais baixo.

Isso porque, comprar determinadas ferramentas pode ser extremamente caro, além dos custos para armazenar e realizar a manutenção.

Um exemplo disso é o aluguel de betoneira. Extremamente utilizado em todos os tipos de obra, esse equipamento serve para misturar materiais, como cimento e areia, para formar o concreto.

Optar por essa locação permite uma betoneira de qualidade, o que proporciona uma construção mais eficaz e rápida. Além disso, optar por esse aluguel é mais barato do que comprar essa ferramenta em si.

2. Mais qualidade de equipamentos

Num geral, todos os equipamentos locados possuem muita qualidade. Isso porque as empresas que realizam esses alugueis necessitam manter os materiais em bom estado para conseguirem cada vez mais clientes. Sendo assim, essa é uma das vantagens de optar pela locação.

É muito comum que os equipamentos utilizados em construção civil estejam desgastados durante o tempo. Mas com as ferramentas alugadas isso não acontece.

A locação de escadas, por exemplo, é essencial não apenas pela qualidade deste equipamento, mas também pela segurança que isso proporciona.

Por ser um material perigoso, é preciso que ofereça boa estrutura para que não haja acidentes. Além disso, os funcionários que utilizam a escoda precisam estar com Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e outras ferramentas possíveis de locação.

Dentro deste mesmo assunto, temos os andaimes, que tem praticamente o mesmo objetivo que as escadas e precisam oferecer segurança e qualidade.

3. Menos gastos com manutenção

Além de serem mais baratos, os equipamentos locados também oferecem outra vantagem: menos gastos com manutenção. Isso é uma obrigação da empresa que realiza esses alugueis, possibilitando ferramentas de qualidade e segurança. Um dos materiais que precisam passar por isso são os guindastes.

Para que a locação de guindaste SP seja feita de maneira correta, é preciso de manutenção. Por ser um automóvel que carrega pesos muito grandes, ele proporciona perigos caso não esteja em bom estado.

Além disso, é preciso que seja conduzido por funcionários que tenham experiência e treinamento específico para isso. Esse é o caso de todos os outros maquinários que necessitam de condução, como empilhadeiras.

4. Aumento da produtividade

Com equipamentos em perfeito estado e economia, é possível aumentar a produtividade, contratando mão de obra mais especializada e aproveitando o bom funcionamento das ferramentas.

Inclusive, é possível perceber que todas as vantagens citadas até agora estão ligadas. Uma leva até a outra.

5. Evitar os riscos de comprar equipamentos errados

Optar pela compra desses equipamentos pode trazer muitos ricos. O primeiro deles é que escolher os materiais errados é muito comum, o que pode tanto atrasar a obra quanto causar problemas com os gastos.

O segundo é que, ao comprar um equipamento, talvez seja necessário gastar com manutenções, armazenamento e possíveis trocas ao longo do tempo, por ferramentas melhores e mais modernas.

Alugar os equipamentos oferece essa segurança: eles sempre serão de qualidade, modernos e corretos. Além disso, a manutenção já estará garantida e feita.

Outra questão é que nem sempre determinado equipamento será preciso para todos os tipos de obra. Isso significa que, ao comprar, o risco de deixar a máquina ou o material parados é grande. Com o aluguel isso não acontece, já que os equipamentos locados são especificamente os necessários para aquele momento.

Economia, segurança, qualidade e produtividade. Essas são as vantagens mais importantes em alugar equipamentos para construções civis.

Isso permite uma obra bem feita de forma ais rápida e barata, o que aumenta a experiência e melhora a imagem da construtura perante os clientes. Assim, podemos concluir que as vantagens são tantas que a única opção é escolher alugar maquinários, ferramentas e equipamentos.