Para que uma construção seja realizada, muitos fatores devem ser levados em conta. Pessoas experientes precisam ser contratadas, um projeto detalhado e congruente precisa ser planejado e, por fim, máquinas de boa qualidade precisam ser locadas ou adquiridas.

O acabamento de edifícios, casas e outras construções depende do aluguel de equipamentos bons e modernos. Por isso, vamos falar sobre 4 equipamentos essenciais para essa área e para que eles servem:

  • Caminhão munck;
  • Betoneira;
  • Plataforma elevatória;
  • Retroescavadeira;.

Para que serve o caminhão munck?

Criado nos anos 1950, o caminhão munck é parecido com um guindaste e tem a função de carregar materiais com um grande peso, independentemente da distância.

Além disso, ele tem a capacidade de atuar em alturas diferentes. Isso porque ele é formado por um chassi de caminhão e um braço de içamento hidráulico.

locação de munck é uma ótima escolha para grandes construções. Sem ele, o prazo de entrega do projeto pronto seria muito maior.

Sua diferença com o guindaste é que, além de elevar e abaixar os materiais necessários, ele também pode transportá-los. Sua capacidade de carregamento de peso chega a até 25 toneladas e pode trabalhar levantando os instrumentos a até 30 metros.

Tudo isso depende do tipo de caminhão munck adquirido. Além da construção civil, esse maquinário é muito utilizado em indústrias, usinas e empresas de energia elétrica.

O que é uma betoneira?

Outro maquinário de extrema importância na área da construção civil é a betoneira. Ela é um dos principais equipamentos nesse ramo, pois tem a função de misturar elementos e matérias-primas, a fim de preparar um produto específico, como cimento ou argamassa.

aluguel de betoneira preço varia bastante, mas comumente é acessível por ser uma máquina muito utilizada.

Como é um equipamento muito comum, a compra da betoneira acaba sendo mais aconselhável que o aluguel. Porém, para construções de curto período de tempo, locar essa máquina pode ser um diferencial positivo no orçamento final.

Como funciona a plataforma elevatória?

Assim como o caminhão munck, a plataforma elevatória também permite o trabalhador de determinada obra a se elevar e alcançar alturas que não conseguiria sozinho.

Tem o mesmo objetivo que os andaimeis, porém elas podem se movimentar, deixando, assim, o trabalho mais rápido, fácil e dinâmico.

Elas são máquinas estreitas, o que facilita a atuação em locais de difícil acesso. Para que o trabalhador possa se utilizar desse equipamento, independentemente de ter sido adquirido por compra ou aluguel de plataforma elevatória, é preciso que passe por um treinamento específico.

As utilidades da retroescavadeira

Escavar, carregar, nivelar e derrubar. Essas são as funções principais de uma retroescavadeira. Ela é um veículo que contém uma pá em sua dianteira e uma carregadeira na parte de trás.

Assim, o trator retroescavadeira é um equipamento muito utilizado na construção civil, por conta de sua variedade de utilidades. Muito utilizadas em indústrias e na agroindústria, funciona por meio de combustível e, assim como a plataforma elevatória e o caminhão munck, deve ser conduzida por um trabalhador treinado.

A retroescavadeira faz parte das maquinas terraplanagem, que preparam o terreno para que a construção possa ser realizada de maneira propícia.

Isso significa tanto retirar quanto colocar terra do solo, para que ele fique nivelado o suficiente. Além dos tratores, existe também a forma de fazer a terraplanagem com água. Esse método é chamado de escavação hidromecânica.

Para que esse serviço seja feito de forma correta, é preciso que o planejamento inicial também seja realizado com eficiência. É por meio dele que se sabem os cálculos e valores do que deve ser utilizado, retirado ou colocado no momento da terraplanagem.

Carregadeira, rolo compactador e motoniveladora são outros exemplos de máquinas utilizadas para essa tarefa.

A terraplanagem é uma parte muito importante da obra. Caso ela seja realizada de forma correta, é possível evitar deslizamentos e erosões, o que pode prejudicar a obra futuramente.

Inclusive, dependendo da complexidade dessa fase, seu valor de realização pode ser bem alto. Mas, independentemente disso, é uma etapa essencial para uma construção de qualidade.

Sendo assim, todos esses equipamentos utilizados na construção civil têm sua devida importância. Cada um deles tem a função de facilitar o trabalho e deixá-lo mais seguro tanto para os trabalhadores quanto para os frequentadores do futuro local.

Conhecer todos os pontos da construção civil, portanto, é o primeiro passo para realizar uma obra com excelência.