A decoração de um projeto residencial é uma das etapas mais esperadas para quem deseja construir um ambiente cheio de personalidade. Da Marcenaria de luxo que possibilita a criação de diversos móveis e estruturas em grande estilo aos detalhes que compõem o acabamento do forro ou da parede, há inúmeras possibilidades no mundo da decoração.

Em um cenário ideal, contar com o apoio de arquitetos e decoradores para elaborar um projeto de decoração é algo que faz a diferença no resultado final. Mas, a inspiração de um ambiente pode partir do seu gosto pessoal e do estilo do projeto.

Se a ideia for construir algo mais clássico, itens da Marcenaria de luxo são muito bem-vindos, pois além de personalidade proporcionam muito charme ao projeto. São exemplos: cadeiras de balanço, armários de época, mesas com madeira decorada e semelhantes.

Caso você esteja na finalização do seu projeto e precise de inspiração para decorar o ambiente, saiba que esse artigo pode te ajudar. Continue lendo e confira algumas dicas para decorar sua casa e/ou empresa com estilo!

1. Aposte na Persiana vertical tecido

Itens como a Persiana vertical tecido combinam com, basicamente, todos os estilos de decoração. Além de tornarem a atmosfera do ambiente mais agradável, pela funcionalidade de controlar a entrada de luz no espaço, as persianas são exemplos de itens que não podem faltar em um ambiente quando a proposta é  criar um espaço bonito.

Geralmente, a persiana vertical tecido é um item que pode ser encontrado em diferentes confecções de tecidos, com texturas e cores variadas – o que é uma vantagem na hora da decoração dos espaços.

Além de proporcionar mais elegância ao cômodo da casa na qual são instaladas, as persianas também oferecem as seguintes vantagens ao projeto, de forma geral:

  • Facilitam os ajustes na luminosidade do ambiente;
  • Proporcionam mais privacidade ao cômodo em questão;
  • São itens carregados de charme;
  • Tornam o ambiente mais sofisticado.

Atenção: para manter a qualidade desse produto e usufruir dessas vantagens, cuidar da limpeza adequada da persiana é muito importante. Espanadores e aspiradores de pó são equipamentos que auxiliam nesse tipo de cuidado.

  1. Inspire-se na Marcenaria de luxo

Assim como o nome sugere, a mobília do que é considerada Marcenaria de luxo faz jus a esse título.

Se você gosta de namorar os móveis de novelas de época ou gosta de unir itens da decoração moderna a móveis mais antigos, vale a pena usar e abusar dessa área.

Além da beleza estética, seja na personalização ou nos desenhos talhados na matéria-prima, os moveis planejados que fazem parte da chamada marcenaria que é denominada de luxo trazem encanto e funcionalidade aos ambientes.

Essas duas características são fundamentais para a otimização de qualidade dos projetos e a organização dos espaços de origem residencial ou comercial.

Aliás, um grande diferencial do projeto de móveis sob medida ou moveis planejados é a versatilidade que essas estruturas possuem em relação às medidas e aproveitamento de um determinado espaço.

Para completar com chave de ouro a decoração da mobília, você pode apostar em outros itens como quadros artísticos, jardins suspensos,  painéis fotográficos e luminárias de alto padrão.

  1. Escolha bem o tipo de piso

Se engana quem acha que somente as paredes e o teto importam na hora da decoração. O piso também faz toda a diferença, pois é uma parte importante do acabamento.

O piso laminado é uma aposta que agrega valor ao ambiente não só pelo aspecto estético rústico e requintado, mas também pelo fato de outras facilidades como:

  • Ótimo conforto térmico;
  • Fácil de limpar;
  • Boa resistência contra riscos;
  • Antialérgico.

4. Tenha atenção aos detalhes

Além do piso e do revestimento dos rodapés ou paredes do projeto, ter atenção a detalhes como o acabamento do forro e a forma de instalação dos lustres e luminárias pode render ótimas sacadas para a decoração de um espaço.

Forros confeccionados com detalhes em sanca de gesso, por exemplo, escondem melhor os fios elétricos, se adaptam mais facilmente a luminárias embutidas e dispensam pinturas e acabamentos complexo por apresentarem uma estética bonita de forma natural.

O gesso, aliás, é uma matéria-prima excelente para criar divisórias no ambiente e une a funcionalidade à capacidade versátil de criação dos projetos.

Gostou das dicas? Melhor que inspirar-se nelas para construir seu espaço é também investir em técnicas como a de Limpeza de estofados de carros para manter sua casa limpa e organizada.