Por que escolher o básico se você pode escolher algo original e único? Neste post, você vai conhecer três modelos de porta que vão muito além da básica folha única de madeira.

Ao contrário do que muitos pensam, as portas fazem muita diferença na decoração e possuem muita utilidade.

Desde o portão da garagem até o box do banheiro, é possível ir além do óbvio e deixar o estilo da sua casa único. Uma característica comum a todos eles é a praticidade e a possibilidade de serem colocados em espaços reduzidos.

Porta camarão

A principal característica da Porta camarão é que a folha de madeira se dobra ao meio ao abrir, utilizando de uma dobradiça a mais para isso.

É importante não confundir com a porta sanfona, que é apenas uma folha de madeira dobrada várias vezes, sem utilizar dobradiças.

Geralmente, a porta camarão apresenta apenas uma dobra, quando formada por duas folhas apresenta uma dobra em cada.

A principal vantagem de escolher uma “porta que dobra” é que ela ocupa menos espaço quando aberta, é possível colocar móveis mais perto da porta sem comprometer o seu funcionamento.

A porta camarão com vidro é uma escolha perfeita para separar a parte interna e externa da casa, a configuração de sua guarnição e dobradiças fica evidente quando as folhas são de vidro, o que é um diferencial decorativo.

Também é senso comum que o vidro é o material perfeito para esse tipo de porta, já que permite a entrada de luz solar na casa, o que valoriza o ambiente e gera uma economia de energia.

Outra possibilidade interessante para a porta camarão com folhas de vidro é o box do banheiro, utilizando dobradiças de metal. A principal vantagem é que, com ela, o box pode ficar completamente aberto quando não estiver sendo usado.

Posicione os seus móveis sem preocupações

1. Porta de correr

As portas de correr contam com trilhos, geralmente feitos de alumínio, pelos quais suas extremidades superior e inferior correm.

Uma das vantagens oferecidas pelas portas camarão é, nesse modelo, ampliada: a economia de espaço.

Ainda que essa porta vá ocupar a maior parte da parede, não é necessário reservar espaço nenhum para que a porta seja aberta, há liberdade total para organizar os móveis no cômodo.

É possível encontrar portas de correr preços variados, indo de acordo com o tamanho e material escolhidos. Uma dica é escolher a madeira ou o vidro, pois são os materiais mais resistentes e com maior valor estético.

O vidro vem sendo cada vez mais usado na arquitetura, pois contribui para uma decoração mais “clean” e deixa os ambientes mais iluminados, aproveitando os dias ensolarados.

Há diversos tipos de vidro disponíveis no mercado e a melhor opção é escolher o laminado ou temperado, pois são os mais resistentes.

Podendo aparecer em diferentes cores e texturas, a melhor opção para os banheiros, principalmente aqueles de tamanho mais reduzido, é Porta de Correr Vidro.

A principal vantagem é que esse modelo de porta permite que o box vá do chão até o teto, o que conserva o calor dentro do box e leva um ar de sofisticação ao banheiro, uma opção perfeita para quem conta com janelas nas paredes dentro do box para garantir a ventilação.

Opte por segurança e privacidade

1. Porta de rolo

A Porta de Rolo é muito utilizada em garagens, em estabelecimentos comerciais e em fábricas, pois além de ser perfeita para fechar vãos com muita largura também é muito segura.

Os materiais mais comuns para esse tipo de porta são o aço e o alumínio, sendo que o primeiro tem qualidade e preço maiores que o segundo. Além de uma porta de rolo preço baixo, há muitas outras vantagens:

  • Valorização do espaço;
  • Passagem de luz;
  • Passagem de ar;
  • Privacidade;
  • Durabilidade.

Essas vantagens podem aparecer em maior ou menor intensidade dependendo do modelo e do material escolhido.

Os modelos mais comuns são as raiadas, que podem ser do tipo chamado de “tijolinho” (lembra o aspecto de tijolinhos espalhados por conta dos vazamentos).

E do tipo chamado de transvision (que permite que se enxergue o que está além da porta quando se está do lado de dentro, graças aos muitos “furinhos” no material) e as com menos vazamentos e, consequentemente, menos entrada de ar e luz.

Conclui-se, portanto, que ao escolher portas, boxes e portões é necessário sempre ter em mente a praticidade e a segurança.

Mas não tenha medo de escolher cores mais ousadas ou de encher a sua casa com portas de vidro: são tendências maravilhosas na arquitetura!