Algumas etapas são cruciais para o sucesso de uma construção e muitas vezes estão relacionadas a medidas prévias em relação a execução, como o planejamento , onde é preciso levantar informações relevantes a respeito do projeto, como as técnicas e recursos necessários.

Por esse motivo, uma das principais dicas é assegurar que a elaboração do projeto tenha um planejamento minucioso, em especial, que considere diferentes variáveis.

Outras dicas importantes são providenciar a documentação adequada e o correto dimensionamento dos materiais e da mão de obra que serão aplicados.

Essas três dicas correspondem a maneiras de evitar irregularidades e grandes prejuízos, principalmente devido a seleção cautelosa de recursos que serão empregados.

Uma alternativa muito requisitada neste cenário corresponde a locação de maquinas pesadas, pois dependendo de características da construção, como prazos e aplicações, pode se tornar a escolha mais viável. Neste caso, entre as vantagens que podem ser alcançadas, é possível citar:

  • Suporte ágil e especializado;
  • Redução de custos com logística;
  • Modelos variados;
  • Isenção de gastos com manutenção.

Os benefícios citados são viabilizados pelo fato de a locação ser justamente algo temporário e dessa forma, proporcionar para o cliente opções que ele não teria caso a máquina fosse adquirida, principalmente ao considerar um suporte ágil.

Afinal, problemas nas máquinas podem causar longas pausas nas construções e consequentemente, comprometer a produtividade.

Ainda assim, é preciso considerar que a escolha do item a ser alugado deve ser cautelosa, em especial, para garantir que as necessidades do trabalho sejam atendidas de forma satisfatória.

Dessa maneira, é possível encontrar a solução específica para atender determinadas etapas da construção, evitando que equipamentos fiquem parados.

As diversas possibilidades do aluguel de andaimes

Além das máquinas pesadas, outros itens podem ser requisitados para locação, como os andaimes. No entanto, assim como em diversos casos, existe grande variedade de produtos. Entre as opções que podem ser encontradas ao buscar pelo aluguel de andaimes estão o industrial, suspenso e o multidirecional.

O industrial é um dos modelos mais comuns, principalmente por causa da sua versatilidade, já que pode ser empregado tanto no interior da construção quanto na fachada.

Enquanto a opção industrial apresenta formato quadrado constituído tubos de aço, o suspenso é formado por travessas de madeira ou metal e cabos de aço para suporte.

Esse segundo tipo também recebe o nome de balancim e é amplamente empregado para manutenções externas em edificações.

Já o multidirecional, é constituído por plataformas em diferentes fotos de uma superfície vertical e por esse motivo apresenta escadas em zigue-zague. Para otimizar o trabalho, existe a possibilidade de que os andaimes multidirecionais contem com rodinhas.

Características do furo em vigas

O serviço de furo em viga, em especial, de concreto, é muito visado quando existe a necessidade de gerar uma passagem para a tubulação.

Essa alternativa pode ser ainda mais favorável os projetos de tubulações hidráulicas e elétricas ainda não estão finalizados no momento de iniciar a concretagem na obra.

Naturalmente, de acordo com as especificações do trabalho a ser realizado os procedimentos podem variar, mas de forma geral, equipamentos motorizados são aplicados, podendo ser motor elétrico, a combustão ou até mesmo uma ferramenta pneumática como martelete.

De qualquer maneira, é preciso analisar os equipamentos e acessórios necessários, assim como a resistência do concreto, pois em algumas situações pode existir maior complexidade e consequentemente um desgaste superior das ferramentas aplicadas. Por essa razão, é fundamental recorrer sempre a profissionais de confiança.

O que é munck?

O caminhão munck é classificado como uma variação do guindaste, quando comparado com outros tipos de caminhões, a principal divergência é que o equipamento é estruturado no chassi do veículo. A locação de munck é visada principalmente para o transporte de cargas pesadas ou para a montagem de estruturas.

É imprescindível tomar algumas medidas para garantir que o equipamento seja operado com segurança, por exemplo, evitar que as cargas sejam arrastadas e que a superfície apresente firmeza.

Além desses aspectos, o caminhão jamais deve ser movimentado no momento em que a carga estiver suspensa, pois pode resultar na queda.

Com algumas das dicas apresentadas ao longo do texto, é possível garantir que a construção tenha um bom planejamento, segurança e otimização de recursos. Qualquer dúvida, é válido sempre buscar por suporte profissional, pois as obras podem apresentar necessidades distintas.